Estudos e artigos

ACOLHEDORA DE PESSOAS

“E todos continuavam firmes no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em todos eles havia um profundo respeito, e os apóstolos faziam muitas maravilhas e sinais. Todos os que criam estavam juntos e unidos e tinham tudo em comum.” (Atos 2.42-44 – NBV)

A vida na comunidade cristã pressupõe disposição para desenvolver relacionamentos profundos. Por isso, a “Oitava Igreja procura se estruturar de tal modo que cada um possa ter a oportunidade de se integrar e viver juntamente com os irmãos os propósitos de adoração, comunhão, discipulado, serviço e missão.”

Na Oitava, o acolhimento começa desde a recepção calorosa em nossos cultos e eventos, bem como no cuidado e atenção com cada pessoa. Pastores, presbíteros, diáconos, líderes de célula e todos os que estão envolvidos nos diversos ministérios da igreja cooperam para fazer do nosso ambiente o mais acolhedor possível. Quem não gosta de receber uma boa palavra logo quando chega? Palavras como: “seja bem-vindo”, “você é uma bênção”, “sua presença é muito importante”, “Jesus te ama e nós também”… Isso vai muito além da sensação de simplesmente ser notado, mas transmite aquilo que realmente queremos viver como igreja.

Uma igreja acolhedora de pessoas procura viver os mandamentos recíprocos de amar, cuidar, orar, servir, suportar, ensinar, aconselhar, pastorear, encorajar, edificar e levar os fardos pesados uns dos outros. No Corpo de Cristo não pode haver espaço para individualismo ou acepção de pessoas. Todos devem ser bem acolhidos, amados e ensinados a andar como verdadeiros discípulos do Senhor Jesus. As nossas diferenças e preferências precisam ser postas de lado para que a igreja cresça em amor.

Para nós, o amor deve ser a principal marca dos nossos relacionamentos. E é justamente por isso que encorajamos a cada um que participa da nossa igreja a também desenvolver o bom hábito do acolhimento. Veja a seguir algumas dicas para que você também seja um cristão acolhedor:

1. Procure chegar mais cedo nas atividades que for participar. Cumprimente o maior número de pessoas possível, conhecidas ou não;

2. Retribua ao ser cumprimentado;

3. Aproxime-se de alguém e orem juntos;

4. Se perceber que alguém está meio deslocado ou precisando de alguma informação, chegue perto e pergunte se pode ajudar;

5. Tome a iniciativa de ser visto e se tornar conhecido. Não fique na defensiva esperando que alguém chegue perto de você;

6. Não saia correndo. Aproveite o tempo para ter comunhão com os irmãos;

7. Se envolva em uma célula ou ministério. Isso é muito importante para aprofundar os relacionamentos e praticar a hospitalidade;

8. Seja você também um “oitaviano” acolhedor de pessoas.

O resultado disso será justamente o que também acontecia no começo da Igreja: “Todos os dias eles adoravam juntos no templo, reuniam-se nas casas para o partir do pão e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão, louvando a Deus. Todo o povo tinha simpatia por eles, e cada dia o Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos.” (Atos 2.46‭-‬47 – NBV-P)

– Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar