Menu

Estudos e artigos

ACEITE O DESAFIO DA MISSÃO

(Mateus 28.16-20) 

 

Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.16-20) 

Missão é conquista. Toda missão é. Visa o final, o cume da montanha, o país a ser conquistado ou um povo a conquistar. A história da humanidade na terra mostra que missões foram as responsáveis pelo avanço de países no mundo todo. 

A história dos esportes nos mostra que, quando um atleta tem sua missão bem definida, ele invariavelmente ultrapassa e vence os desafios. A história das empresas nos mostra que, quando uma empresa tem clara sua missão, ela se torna sólida e cresce.  

Quando observamos bem o que motiva uma ação, os valores, além das práticas de uma organização, percebemos que há um motivo comum. Espiritualmente, quando olhamos para a Igreja de Cristo, fica claro que temos algo além do individual. A Igreja não vive para o bem-estar de seus membros. Há uma missão conjunta, um motivo coletivo para que a Igreja de Jesus avance. 

O primeiro motivo do corpo de Cristo é a busca da Glória de Deus em sua existência. Honrar o nome de Jesus e fazê-lo conhecido ao mundo. Aí entra diretamente a missão prática e o motivo das ações da Igreja. Evangelismo, pregação do Evangelho, anunciamento da obra de Cristo. Tudo o que a Igreja faz, seja para edificação ou evangelização, precisa ser para tornarmos o nome de Jesus conhecido, fazer as pessoas entenderem Sua obra, e assim Deus vai salvando e trazendo os seus eleitos. Somos participantes desta missão de salvamento. 

Portanto, fazer discípulos. Não discípulos de denominações, ministérios ou pastores, mas discípulos de Cristo. Entender a Obra é entender a missão! Entender a missão é entender seu alcance! Para alcançar temos que fazer conforme as ordens de quem nos outorgou esta missão! Jesus, é claro. IDE! Fazer discípulos de Cristo ao ponto de cada um confessar o nome de Jesus e ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! 

Entender que fomos chamados a esta missão faz a Igreja de Cristo alcançar seu propósito e faz com que cada agente desta missão se torne coparticipante desta obra! 

Porém, o entendimento desta missão coletiva deve passar antes pelo indivíduo. Cada membro do corpo precisa ter essa chama na alma, para que, quando juntos, todos em força e ação unívoca cumpramos o ordenamento de Deus no espalhamento do Evangelho. 

Quando perdemos o foco, a missão perde sentido. Quando a glória vai para o homem, a missão deixa de ser concluída. Quando o ensinamento é de outra ordem senão das Escrituras, a obra se perde no caminho. O ensino é de Cristo. A glória é de Deus. O mover é do Espírito Santo. A Missão é nossa. 

 

Pr. Bruno Barroso – Pastor Auxiliar