Menu

Estudos e artigos

Ação do Espírito Santo no Ministério de Jesus – Nascimento

Creio em Deus Pai! Já ouviu essa expressão? Possivelmente sim. Mineiros, com a sua característica de juntar as palavras, dizem: “crendeuspai”. Esta palavra é utilizada para expressar espanto, agonia, aversão, rejeição ou para repreender algo. Mas de onde ela vem?

A expressão foi retirada do Credo Apostólico. “Credo” significa “declaração de fé”. O Credo Apostólico tem muitas versões, pois estava na boca da igreja desde os tempos mais antigos (desde antes o ano 100 d.C.), mas a versão mais conhecida é a de 650 d.C. Seguem as primeiras linhas do credo:

“Creio em Deus Pai Todo-poderoso, o Criador dos Céus e da terra. E em Jesus Cristo, o seu único Filho, o nosso Senhor; que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria;”

O credo possui, ao menos, 12 expressões que dão base ao que cremos, mas quero destacar a expressão sublinhada acima.

Por diversas vezes, as Escrituras fazem referência ao Espírito Santo na vida e ministério de Jesus. E aqui temos algo extremamente relevante, a ação do Espírito Santo na concepção de Jesus. Esta é uma das mais importantes compreensões acerca da nossa fé, a concepção de Jesus se deu sem que Maria tivesse relação sexual, ela era virgem e foi visitada pelo Espírito Santo de Deus.

No evangelho de Lucas 1.26-38, temos o registro da conversa do anjo de Deus com Maria. E ao dizer que ela ficaria grávida, ela mesma o questionou sobre como isso iria acontecer, já que era virgem. E o anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Portanto, o bebê que vai nascer será santo, e será chamado Filho de Deus” (Lc 1.35 – NVT).

Em João 1, temos a revelação de que Jesus é Deus, portanto, Eterno, santo e perfeito. Sendo Deus, ele jamais poderia ser resultado de algo natural, por isso sua concepção é fruto de um milagre nunca repetido.

Sua concepção milagrosa conferiu nele duas naturezas, a divina e a humana. Por isso, afirmamos que Jesus era 100% homem e 100% Deus. Uma matemática diferente, mas como é milagre, a conta fecha perfeitamente. Em sua encarnação, Jesus se humilha e abre mão de exercer alguns atributos divinos, temporariamente. Mas em sua glorificação, ele é exaltado e se apropria novamente de toda a sua glória e majestade.

Voltando na conversa do anjo com Maria, ela respondeu: “Sou serva do Senhor. Que aconteça comigo tudo que foi dito a meu respeito” (Lc 1.38 – NVT).

Assim como ela se abriu para receber a vontade e os planos de Deus, faça você o mesmo. Entregue a sua vida a Cristo e deixe ele conduzir os seus passos!

Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar