ABRAÃO E SARA – CONFIE NAS PROMESSAS DO SENHOR
“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. (Gênesis 12.2-3)
A história de Abraão e Sara é inspiradora. Esse casal que foi chamado por Deus para dar início ao Povo da Aliança, não apenas à nação de Israel, mas por meio deles todos os que haveriam de crer também são considerados sua descendência.
Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. […] Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. (Hebreus 11.8; 11)
O Deus Todo-Poderoso apareceu a Abraão e prometeu que faria dele uma grande nação (Gn 12.1-3). Uma promessa poderosa, ainda mais considerando que Abraão já estava com seus 75 anos de idade e sua esposa Sara era estéril. Do ponto de vista meramente humano, era impossível que a partir desse casal pudesse surgir um povo tão numeroso como as estrelas do céu. Tudo isso serviu para ressaltar que, para que aquela promessa se cumprisse, dependeria única e exclusivamente daquele que prometeu, o Deus de Abraão. Sendo assim, só restava uma opção ao pai da fé: confiar nas promessas do Senhor!
Confiar nas promessas requer obediência: assim como Abraão obedeceu às instruções do Altíssimo, nós também devemos ter a ousadia de obedecer a Deus, mesmo que isso possa parecer loucura em determinados momentos. Não foi nada fácil para Abraão e Sara, mas eles se dispuseram a abrir mão de suas próprias histórias para viverem na total confiança e dependência do Senhor.
Confiar nas promessas requer não se apegar aos limites humanos: o que parecia impossível aos olhos humanos, um casal já velho em idade e incapaz de gerar filhos, era totalmente possível para Deus. Nós também devemos exercitar esse tipo de confiança, mesmo que as circunstâncias sejam adversas e contrárias, mesmo que todos os nossos recursos sejam aparentemente poucos e limitados, o Senhor sempre permanece fiel para cumprir aquilo que prometeu.
Confiar nas promessas requer total dependência de Deus: a história de Abraão e Sara nos mostra que o único caminho para viver o sobrenatural de Deus é dependendo totalmente daquilo que somente Ele pode fazer. Todas as vezes que o patriarca usou seus próprios artifícios para tentar “dar uma mãozinha” para Deus, os resultados não foram nada bons. Por isso, é importante sempre lembrar que não depende das nossas vontades, habilidades, capacitação ou recursos. Ele é o Deus provedor, Jeová Jiré. O nosso Senhor é poderoso para fazer muito mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).
O nosso desafio, portanto, é o de continuar confiando nas promessas do Senhor. O nosso Deus é fiel para cumprir todas as suas promessas para conosco. O Deus que fez de Abraão e Sara uma grande nação, também fará grandes coisas por nós!
– Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar