Menu

Estudos e artigos

A VERDADEIRA FELICIDADE

Qual é a sua ideia sobre felicidade? Você é daqueles que pensam que a verdadeira felicidade está escondida em um baú de tesouros no fim do arco-íris? Ou acha que para ser feliz precisa conseguir satisfazer todos os seus desejos e prazeres? Pode ser que o nosso conceito sobre o que é ser feliz esteja muito distante daquilo que Deus ensina em Sua Palavra. Felicidade na Bíblia é andar com Deus e desfrutar da Sua companhia em cada momento, mesmo quando as coisas não estão do jeito que gostaríamos que estivessem.

Quando o Senhor Jesus estabeleceu o padrão da verdadeira felicidade, Ele disse que os bem-aventurados, ou os felizes desta terra, são aqueles que decidiram fazer a vontade de Deus, custe o que custar.

“Felizes são os humildes, porque o Reino dos céus é dado a eles. Felizes são os que choram, porque serão consolados. Felizes são os mansos, porque receberão a terra por herança. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos. Felizes os que são misericordiosos, porque Deus mostrará a eles a sua misericórdia. Felizes os que têm um coração puro, porque verão a Deus. Felizes aqueles que procuram promover a paz, pois serão chamados filhos de Deus. Felizes aqueles que são perseguidos por serem justos, pois deles é o Reino dos céus. Felizes serão vocês quando forem maltratados, perseguidos e caluniados por serem meus seguidores! Fiquem contentes com isso! Fiquem muito contentes! Porque uma grandiosa recompensa espera vocês lá nos céus. E lembrem-se: Os profetas antigos foram perseguidos antes de vocês.”

(Mateus 5.3-12)

O padrão de felicidade apresentado por Jesus muitas vezes vai na contramão daquilo que buscamos para as nossas vidas. Muitos entendem que o status social e uma condição econômica abastada são reflexo de uma vida bem-sucedida e feliz. Outros buscam a felicidade na estética de um corpo perfeito, num belo sorriso branco, expressões faciais bem adornadas e sem rugas, pois estabeleceram um padrão de beleza praticamente estático e não consideram

que as mudanças no corpo, sejam pela idade avançada ou por outros motivos, fazem parte da vida e trazem consigo uma beleza que lhe é própria.

Uma outra grande mentira é a ideia de que sempre temos que estar de bem com a vida para então sermos felizes. Ter que satisfazer ao máximo os nossos prazeres, com o menor esforço possível, na maior velocidade e, se possível, ficar em um permanente estado de êxtase. Filosofias como o hedonismo e o narcisismo tentam forçar, até mesmo os cristãos mais sinceros, a adotarem um estilo de vida em que o mais importante nesta vida é ser feliz, custe o que custar. Justificativas como “eu mereço ser feliz” ou “eu não suporto mais esta situação de dor” revelam um modo de pensar de quem ainda não nasceu de novo ou não compreendeu plenamente qual é o propósito de Deus para a nossa vida aqui na terra.

Muitas pessoas, em nome de um tal “eu mereço ser feliz”, estão jogando fora e abrindo mão da verdadeira felicidade que vem somente de uma única fonte: fazer a vontade de Deus!

Ei, você! Por favor, livre-se das ilusões e seduções que uma vida de pecados oferece. O pecado, no começo, pode até parecer doce, dar uma sensação de liberdade e ser a solução perfeita para resolver os problemas da sua vida. Mas o final de tudo isso é bastante amargo, escravizador, um caminho de trevas e morte.

A felicidade do mundo é passageira. A felicidade que o Diabo oferece é mentirosa e custará a sua alma. A felicidade verdadeira só pode ser desfrutada em Deus. O teólogo e escritor C. S. Lewis disse o seguinte: “Se eu tenho um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação é que eu fui feito para um outro mundo.”.

Ser feliz é se entregar totalmente a Cristo e confiar que Ele tem sempre o melhor para nós. Ser feliz é saber que tudo o que nos acontece tem um propósito divino e, por isso, podemos nos alegrar em qualquer circunstância. Então, não perca a chance de ser feliz hoje! Confesse Jesus Cristo como o seu único Senhor e suficiente Salvador. Jesus prometeu nos dar a verdadeira alegria: o Espírito Santo, que habita em nós, nos preenche e nos satisfaz. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7.38)

 

– Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar