Menu

Estudos e artigos

A SALVAÇÃO DOS PECADORES

ROMANOS 3.21-25 | 1 JOÃO 2.1-2; 4.10

“Você é um pecador”? Apesar de ser uma pergunta incômoda, poucos são os que sinceramente a respondem com um “Não”. Se consideramos que pecador é aquele que comete, ainda que vez por outra, alguma falta, em ação ou palavras, é difícil que alguém fique de fora. Ao aprofundar o conceito de pecado para a simples intenção no coração, Jesus não nos dá outra opção: “todos pecaram” (Rm 3.23). Não sobra ninguém.

E que consequência isso traz para minha vida? O resto do versículo de Romanos deixa isso claro: nosso pecado abre um abismo entre nós e o Criador. Por sermos deliberadamente pecadores (ou você tem a ilusão de que peca só de forma involuntária?), nos afastamos da presença santa desse Criador, revelado na Bíblia em Jesus Cristo. E ficar longe de Deus é ficar longe da fonte da vida. Ainda que você se sinta vivo, longe do Senhor você só experimenta ecos de uma graça residual sobre a humanidade, com a qual o Senhor sustenta as vidas até daqueles que explicitamente o rejeitam.

Mas, se sou pecador e por isso estou afastado de Deus, então a coisa está complicada para o meu lado?! A Bíblia diz ao mesmo tempo “Sim” e “Não”. Está complicadíssima, pois esse afastamento é estendido para a eternidade. Nossa condição espiritual atual é a semente de nossa condição na eternidade, quando essa vida cessar. E isso é muito sério! Continuar em uma vida de pecado, afastada de Deus, aponta para uma eternidade afastada de Deus, mas de forma ainda mais dramática, pois na era porvir, nem os ecos dessa graça residual o perdido terá mais. É o que a Bíblia chama de morte espiritual, uma existência eterna sem propósito algum, uma depressão sem fim, uma sede ampliada ao seu mais alto grau. Algo realmente terrível.

Mas, então, o que fazer? Graças a Deus por Jesus Cristo, que veio ao mundo justamente para resolver esse problema para nós! Nossa pena pelo pecado é a morte, e por isso Jesus Cristo, homem e Deus ao mesmo tempo, morreu de forma substitutiva, ele em nosso lugar. “Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça” (Rm 3.25). Assim, ao crermos no sacrifício de Jesus, recebemos também a vida que vem dele, pois Jesus ressuscitou, declarando para aquele que crê a vitória sobre a morte.

Então, é só isso?! Só preciso, em arrependimento, crer que Jesus morreu pelos meus pecados? Sim! Só isso! E, entregando sua vida ao Senhor, torne-se um seguidor de Jesus Cristo, buscando em sua Palavra o alimento e na comunidade da fé a comunhão para essa nova e fantástica jornada de vida. Simples assim!

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha ∙ Pastor Auxiliar