Menu

Estudos e artigos

“À roda da tua mesa”: invista para que sua família seja alegre

“teus filhos como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa” (Salmo 128.3b)

Deus planejou o lar como uma parte central de nossa vida. O plano de Deus é que o lar inspire proteção e desenvolva relacionamentos saudáveis. Que a nossa convivência diária, nos leve a crescer juntos e construir um senso de identidade e comunidade para formar uma sociedade melhor. Que o lar de cada um de nós, não seja apenas uma casa, um apartamento, um canto onde moramos. Que nossos lares tenham dignidade, ordem, participação, aceitação, diversidade, espiritualidade, perdão, amor, generosidade, bondade, honestidade e lealdade.

Num mundo tão competitivo e acelerado, os momentos da refeição familiar estão cada vez mais escassos, nem sempre são diários, mas eles devem ser planejados e devem ser aproveitados para criar memórias inesquecíveis e preciosas com e para toda a família.

É necessário transformar os momentos de preparação de suas refeições e também de comunhão à mesa, momentos de gratidão e adoração pelo muito que o Senhor tem derramado em sua vida e família. Neste sentido, pais sábios e principalmente a mulher sábia tem um papel fundamental.

Faça tudo como um gesto de adoração e reconhecimento dos dons e privilégios que Ele mesmo nos presenteou.

Toda família pode e deve desenvolver o bom hábito de saborear as refeições conversando uns com os outros à roda da mesa. Conversa boa, bem humorada, alegre, iluminadora. Essa prática com certeza vai melhorar de modo intenso a qualidade de vida diária, a autoimagem, o bom ânimo dos filhos e da família, as chances de sucesso nos relacionamentos afetivos e profissionais, e de melhorar a saúde integral da família e nossos valores no dia a dia. Famílias que desenvolvem esse hábito melhoram em todas as áreas.

A família que cultiva a presença de Jesus à roda da mesa, tem ganhos incomparáveis.

A mesa deve ser sempre um lugar de restaurar relacionamentos familiares

Um Lugar para restaurar a confiança e o valor pessoal. Mefibosete II Samuel 9:1-13. Um Lugar de elogiar e demonstrar apreço uns pelos outros.

Um lugar de honrar o marido, a esposa, o pai, a mãe, os filhos, os convidados e os hóspedes.Um lugar de desfrutar a presença do Senhor. Celebrarmos o Pão da vida. Um lugar de oração, de encorajamento.

Um lugar de gratidão pela provisão, lembrando sempre da fidelidade do Senhor.

Um lugar de ensinar e firmar valores, de reduzir conflitos familiares. Aprender a ouvir, falar e servir uns aos outros com bondade.

Um lugar de formar um bom caráter em cada membro da família.

Um lugar de testemunhar do favor, da bondade, e da graça de Cristo.

Um lugar para reunir e unir a família.

Um lugar de perdoar e ser perdoado. Um lugar de respeito e aceitação mútua.

Lugar de celebrar o amor de Deus revelado em Cristo, nosso Senhor.

Cultive a presença de Cristo em seu lar e à roda da sua mesa. A presença de Cristo é restauradora. A Sua presença não depende do número de pessoas, da qualidade da comida, da apresentação dos pratos ou do arranjo da mesa.

Cultive a hospitalidade e o bom ambiente e aquela atmosfera de amor, alegria e paz à roda da sua mesa.

Cultive a oração e a alegria à roda da sua mesa. Invista em sua família. Fará muita diferença, as boas influências que podem marcar a vida dos nossos filhos e gerações futuras.

Cláudia Maria Pereira | claudiamtapereira@hotmail.com

Presidente da AWISO  (Ação Social Reverendo Wilson de Souza)