A OITAVA ESTÁ DE VOLTA AO PRESENCIAL
No domingo de 15 de março, às 19h30, tivemos o último culto presencial do primeiro trimestre de 2020. Os cinco cultos daquele domingo foram inspiradores. A Escola Bíblica também esteve com suas salas repletas de pessoas, o Ministério Infantil transbordava de vida e exuberância, tanto no culto infantil como nas salinhas e no berçário. Os planos de ação pastoral e ministerial para o restante do semestre estavam ajustados com grandes expectativas, bom ânimo, planejamento, orações e entusiasmo de todos da liderança e membros da igreja.
As informações sobre a propagação da covid-19, uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto, se multiplicavam, vindas de toda parte do globo, e chegava com intensidade no Brasil, já provocando grandes preocupações, sustos, medos e muitas perguntas, tensões na política e na economia do país. Foi declarado o estado de pandemia, em razão da rápida disseminação geográfica que o vírus apresentou, e várias medidas de contenção foram recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para evitar a propagação da doença.
Embora não tivéssemos especificamente um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte ou do Governo de Minas Gerais com força para fechar os templos da Oitava e Oitavas, desde o dia 18 de março, consideramos importante deixar de ter os cultos presenciais. Com isso, cooperamos com as orientações das autoridades sanitárias, com a sociedade e para o cuidado da saúde de todas as pessoas no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Tudo muito novo, muita aflição em todos os países do mundo, muita insegurança na saúde em todo o planeta, muitas informações desencontradas, tensões políticas no país, variedades de notícias falsas que se confundiam com as verdadeiras. Cidades e estados investiram no isolamento social e até no fechamento de fronteiras. O número de infectados subiu, muitas mortes e muitos foram curados. Celebramos as curas, choramos os mortos. Sabemos que a pandemia vai passar. Oremos para que o Senhor fortaleça e leve bem a Oitava Igreja, as igrejas e a Igreja de Cristo no mundo, e que o Brasil viva novos e abençoados tempos pós-pandemia.
Neste período de isolamento social iniciamos os cultos on-line e toda uma rede de cuidado por meio de telefonemas, mensagens por WhatsApp e lives, tanto no Instagram quanto no Facebook. Os GCOIs se reuniram, e reúnem, semanalmente, por meio das diferentes plataformas digitais; reuniões de oração se multiplicaram; telefonemas e cuidados dos membros uns com os outros; em muitos lares a renovação da vida de oração; continuidade da Escola Bíblica e aulas do CETRO – Centro de Treinamento da Oitava; iniciamos uma classe on-line com mais de 150 alunos, com vistas a tornaremse novos membros; Culto Infantil on-line – uma conquista excelente; o cuidado com os idosos, por meio de telefonemas e de nos colocarmos à disposição para servi-los, foi intensificado. Em nenhum momento paramos o investimento na obra missionária: a atenção aos necessitados de dentro da igreja, por intermédio dos nossos diáconos, e com os de fora, por meio da ação intensa da nossa Associação Beneficente Wilson de Souza – AWISO. A equipe pastoral, nos primeiros dias, passou a reunir diariamente para orar e definir ações para o pastoreio e cuidado com a igreja.O Conselho se reuniu semanalmente para orar, pensar a igreja e celebrar as bênçãos que têm sido derramadas sobre nós. O trabalho do setor de Comunicação da igreja tornouse ainda mais intenso para proporcionar o alcance para edificação e evangelização da Oitava e várias outras cidades, estados e nações.
Atentos às recomendações das autoridades sanitárias, no final de abril iniciamos os atendimentos presenciais pelos pastores, considerando a necessidade de cuidado com os membros (seus familiares e os que nos procuraram) que foram afetados física, emocional e espiritualmente. Iniciamos, também, as visitas da calçada, fizemos “seresta” para idosos e aqueles que estavam em grande aflição emocional. Demos apoio com oferta de cestas básicas a necessitados em Belo Horizonte, parceiros no interior de Minas e outros lugares, sem esquecer dos ciganos e sertanejos. No mês de abril não tivemos a Ceia do Senhor, pois consideramos que ela deve ser realizada em culto presencial.
Mantendo atenção às informações disponíveis e dadas pelo governo, o Conselho decidiu fazer dois cultos presenciais, como teste. Um com a Oitava Jovem, no templo, e outro com a READ – Rede de Adolescentes, no salão social, em 16 de maio, com a presença de 10% da capacidade dos locais. Várias equipes foram mobilizadas e tivemos uma experiência que nos encorajou a seguir adiante.
O Conselho resolveu comemorar o aniversário da igreja com uma semana de cultos especiais – do dia 23 a 31 de maio. Cultos presenciais no dia 24 e uma live no dia 25, dia exato dos 51 anos, com os louvores clássicos que marcaram a história da igreja. Foi uma celebração histórica e inesquecível. Glória a Deus! Houve celebração da Ceia do Senhor em todos os cultos presenciais: Oitava Jovem e READ, no sábado, dia 23; nos cultos do dia 24, dia 26 e haverá no domingo, dia 31. Celebramos com alegria a presença de cada irmão que veio e participou da Ceia. Celebramos a vida de todos que participaram dos cultos on-line.
A Oitava está de volta! Cultos presenciais para celebrar o nome de Jesus, e com os cuidados que envolvem o uso de máscara, álcool gel, medindo a temperatura de todos que chegam e considerando o distanciamento recomendado.
São novos começos. São novos tempos. Uma alegria enorme voltarmos a ter cultos presenciais. Seguimos trabalhando arduamente para cuidar de nossos membros, crescer na evangelização, ser consoladores e encorajadores nestes tempos incertos, ajudar os irmãos e outros em seu chorar e em seu alegrar, romper com o medo, buscar tempos de arrependimento e avivamento e aproveitar as novas oportunidades que surgiram com o on-line.
A Oitava segue adiante. Caminhemos para novas conquistas de fé. Fortaleçamos uns aos outros, oremos pela igreja e por milagres no Brasil. Sejamos sábios, prudentes, cheios de fé, consagrados e boas testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular