Menu

Estudos e artigos

A NOVA VIDA EM CRISTO

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.

(Efésios 2.1 – ARA)

“Nasceu de novo” – expressão usada quando uma pessoa sofre um acidente ou passa por uma situação que nos parecia fatal, mas por algum motivo essa pessoa sobrevive. Isso é algo maravilhoso! Quando passamos por algo semelhante, agradecemos a Deus pela oportunidade de continuar vivendo, e às vezes até fazemos novos planos de vida.

ELE VOS DEU VIDA – Andar com Deus é ter vida, e vida abundante. Quando Jesus falava sobre o bom pastor e sobre o ladrão de nossas almas, disse: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10.10)

É verdade que, para andar com Deus muitas coisas precisam mudar, e por que não dizer que muitas coisas precisam morrer? Sim, há coisas que não farão mais parte da nossa vida, lembre-se: VIDA NOVA (no poder do Espírito Santo). Veja o texto a seguir:

Aquele que roubava não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado. Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade. Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.” (Efésios 4.28-29, 31-32 – NAA)

Perceba que não se espera que alguém que conheceu a Cristo viva do mesmo jeito que vivia antes. Mas fica a pergunta: a mudança é instantânea? O aperfeiçoamento acontece de uma vez?

Bom, no aspecto espiritual, diante de Deus nos tornamos santos imediatamente, pois o sangue de Jesus está sobre nós e é assim que Ele nos vê; mas no aspecto prático, na vida cotidiana, muitas práticas vão sendo vencidas de forma progressiva.

Não podemos listar e dizer quais práticas devem ser imediatas e quais devem ser progressivas, até porque todo o pecado tem que ser combatido imediatamente; mas, por conta da nossa fraqueza, imperfeição e inclinação para o mal, temos muitas falhas e pecados ao longo da vida cristã.

Por isso, vale a leitura de Efésios 2.1-10. Vou pontuar a estrutura que o texto nos propõe para aplicarmos à nossa nova vida:

1) DESPOJAMENTO – LIVRE-SE DO PECADO (v. 1);

2) DIETA ESPIRITUAL – DESEJE ARDENTEMENTE O SUSTENTO DE DEUS (vs. 2,3) – o leite espiritual é a Palavra de Deus;

3) O FUNDAMENTO É CRISTO (v. 4) – Cristo é a sustentação da nossa vida, n’Ele estamos seguros e firmes;

4) CONSTRUÇÃO: QUEM NOS TORNAMOS EM CRISTO (vs. 5-8) – somos chamados para agirmos ativamente como parte da casa de Deus; o texto diz que somos pedras vivas da casa de Deus;

5) IDENTIDADE: QUEM SOMOS ESPIRITUALMENTE. (v. 9a) – somos

Raça Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa, Propriedade Exclusiva de Deus;

6) MISSÃO: LEVAR A MENSAGEM (v. 9b, 10) – nenhum novo crente deve esconder a mensagem do Evangelho, mas deve levar aos outros esta libertadora Palavra.

Viva sua nova vida em Cristo com alegria, superando suas fraquezas no poder do Espírito Santo, com a ajuda da Igreja (irmãos em Cristo) e sendo um instrumento poderoso nas mãos do Senhor!

– Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar