“A LIDERANÇA DETERMINA O RITMO DA IGREJA” – CPL 2019

Com o tema “O Evangelho transforma a cultura”, mais uma edição do Congresso de Pastores e Líderes foi realizada na Oitava Igreja entre os dias 16 e 19 de setembro.

Tempo de oração, intercessão, adoração e, sobretudo, de imersão no que a Palavra de Deus diz sobre a cultura, a igreja, o crente e o Evangelho. O CPL 2019 proporcionou aprendizado, respondendo perguntas importantes, como exemplos de transformação na cultura da igreja e da cidade por meio do Evangelho. Mas os preletores também provocaram questionamentos para os pastores e líderes que vieram à Oitava Igreja entre os dias 16 e 19 de setembro: a igreja tem ido para fora do aprisco? Tem se comunicado com o perdido? Tem produzido cultura que influencia o mundo? A igreja está atenta ao que acontece ao seu redor?

“O Evangelho transforma a cultura” foi o tema do evento e a maior afirmação de cada um dos preletores: Pr. Jeremias Pereira, Pr. Hernandes Dias Lopes, Pr. Luciano Subirá, Pr. Neil Barreto, Marcos Almeida, Miss. Andréa Vargas e Dr. Ismael Sobrinho, nos quatro dias de palestras. Eles ressaltaram que a transformação da cultura deve ocorrer por meio do homem que nasceu de novo, foi transformado pelo Evangelho, e que hoje pode impactar sua igreja, seu bairro, sua cidade e o mundo.

Também foi falado a respeito da responsabilidade da igreja de cuidar de sua cidade, de se importar com o que acontece ao seu redor e ser bênção na vida dos moradores de sua localidade. Além disso, o CPL abordou a questão da importância de os pastores, líderes e todos os cristãos estarem atentos ao que acontece no mundo, às notícias, aos fatos e à cultura, tomando conhecimento do que está sendo dito e decidido por líderes mundiais, quais os movimentos estão em alta, quais grupos estão debatendo ideias, o que as tribos têm comunicado ao mundo e feito na cultura.

Em sua primeira palavra, o Pastor Jeremias Pereira destacou que o líder precisa estar ainda mais atento a isso, disposto, com fé e pronto para ações práticas para direcionar a sua igreja, pois ele é quem dita o ritmo da congregação. Por isso, ele convocou os líderes e pastores para um tempo de ânimo e coragem para a transformação da cultura por meio do Evangelho.

No CPL ficou claro que a igreja pode e deve usar a cultura para comunicar a graça, os atributos de Deus e a Salvação em Cristo Jesus. No primeiro andar do prédio da Oitava foi instalado um quadro para que os participantes escrevessem algumas ideias, fomentando assuntos para aplicação em suas igrejas. Como uma representação da cultura, o Pastor Bruno Barroso pintou um quadro durante um dos cultos, representando a salvação de Pedro. Além dos momentos de louvor com músicas e com os missionários representantes de várias partes do país e até mesmo do mundo.

Um tempo desafiador, de ideias e de ânimo para os participantes de mais uma edição do evento que é realizado pela Oitava Igreja e pelo Pr. Jeremias há mais de 20 anos, sempre com o intuito de encorajar, abençoar vidas, cuidar, servir e preparar bons líderes para a igreja brasileira. Em 2020 um novo tema está sendo preparado para impactar a vida de líderes e congregações. As inscrições serão disponibilizadas em breve. Acompanhe e participe!

SERVIÇOS NO CPL

Bazar, sebo, salão de beleza, espaço relax, atendimentos médicos… Além das palavras abençoadoras, o CPL ofereceu aos participantes alguns serviços especiais. Quem participou do evento pôde acompanhar sua pressão arterial, verificar a glicose, consultar com cardiologista e realizar exame do coração, consultar com ginecologista, fono, nutricionista, otorrino e psicólogo.

Para os leitores de plantão, no estacionamento da igreja, durante todo o congresso, funcionou um sebo com livros da biblioteca do Pastor Jeremias, com centenas de títulos, a preços muito acessíveis. Sem falar na Livraria, que estava recheada de bons exemplares e com inúmeras promoções.

Para cuidar também da autoestima dos pastores, líderes e demais congressistas, o Ministério de Mulheres ofereceu um Salão de Beleza com serviços de corte masculino e feminino, escova, barba e sobrancelha. Também teve curso de automaquiagem e um espaço relaxante de massagem. Todos os serviços foram oferecidos em parceria com empresas e irmãos generosos que doaram seu tempo e talento para abençoar a vida dos participantes com cuidado e carinho. Tudo foi feito para tornar o tempo de CPL, além de uma semana de aprendizado, um momento de investimento pessoal e cuidado com pastores e líderes de todas as partes do país.

O CPL EM FRASES:

“Coloque os óculos da fé e veja seus problemas como grandes oportunidades.” – Pr. Jeremias Pereira

“O artista é um tradutor das grandezas de Deus.” – Marcos Almeida

“A liderança determina o ritmo da igreja.” – Pr. Jeremias Pereira

“A liderança evangélica brasileira está morrendo de cansaço porque está tentando extrair Fruto do Espírito de quem não nasceu de novo.” – Pr. Neil Barreto

“A qualquer sinal de problema familiar, pare tudo para cuidar da sua família, porque ela é seu primeiro ministério, a coisa mais importante depois de Deus.” – Pr. Luciano Subirá

“Que Deus nos faça líderes que amam e dialogam com a cidade; igrejas que oram e cuidam dela; e que desenvolvem uma vida familiar com os valores do Evangelho.” – Pr. Jeremias Pereira

“Quanto mais bíblico for o paciente, mais ele tem saúde mental, tolerância e sabedoria para lidar com as dores.” – Dr. Ismael Sobrinho

“Deus não tem compromisso com a palavra do pregador, mas com a sua Palavra. A autoridade do pregador não está no seu título, mas na palavra que ele divulga, a Palavra de Deus.” – Pr. Hernandes Dias Lopes

“Os desafios dessa geração são complexos, mas eles não são maiores que o poder do Sangue do Cordeiro.” – Miss. Andréa Vargas

NÚMEROS DO CPL 2019:

12 PALESTRAS • 7 PRELETORES • 11 OFICINAS 460 INSCRITOS • 119 CIDADES REPRESENTADAS