A IMPORTÂNCIA DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO
“A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso.” (1 Co 12.7)
Você conseguiria imaginar uma igreja sem pessoas? Impossível. Igreja não é prédio ou local, não é você, e também não sou eu. Igreja somos nós, ligados a Jesus Cristo. Um tijolo sozinho não é uma casa, a não ser que esteja integrado em suas estruturas, assim como você não é Igreja, a não ser que esteja servindo uma.
Da mesma forma são os dons, um presente sobrenatural que Deus concedeu aos santos para edificação da sua amada Igreja. Todo aquele que crê em Jesus Cristo e o tem como seu Senhor, recebeu por meio da graça a salvação e, com ela, dons, criados por Deus e para glória de Deus. Se inicia nele e sua finalidade é a glória dele.
Os dons não estão sujeitos à sua personalidade, muito menos a como você foi criado. É uma manifestação espiritual, advinda do próprio Deus para que a Igreja seja uma só com ele.
Você precisa da Igreja do Senhor tanto quanto precisa servir à Igreja do Senhor. Quis Deus usar homens e mulheres, sob a maravilhosa manifestação do Espírito Santo, para serem instrumentos de adoração e mútua edificação. Isso faz com que todos os crentes sejam incompletos em si mesmos, dependentes dos dons que foram conferidos em sua diversidade a outros irmãos da fé. Da mesma forma que esses irmãos são incompletos sem os dons que Deus confiou a você.
É um elo da dependência total e submissão ao cabeça da Igreja, Jesus Cristo. Todo aquele que não conhece seus dons ou não os pratica, não serve à missão para a qual Deus o chamou. Por isso, é dever de todo crente conhecer e desenvolver os seus dons. É saúde individual quando você os aplica para a saúde da Igreja.
“Você não pode ter os dons de Cristo sem ter o governo de Cristo.” – A. Lindsay Glegg
Pr. Tiago Torres
Pastor Auxiliar