A IGREJA LOCAL COMO PARCEIRA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Quando observamos o contexto bíblico, compreendemos que a educação dos filhos sempre foi uma responsabilidade dos pais. Lendo textos como Deuteronômio 6.7, Efésios 6.4 e os Provérbios escritos a respeito da educação das crianças, facilmente perceberemos que essa responsabilidade repousa sobre os ombros dos pais.
Educação requer tempo e esforço contínuo e nossos filhos passam a maior parte do tempo em casa e/ou nas escolas seculares. O tempo que eles passam no ambiente da igreja é significativamente menor e, por esta razão, a igreja consegue ajudar neste processo educativo de forma complementar.
Obviamente a solução não é internar nossos filhos dentro da igreja, mas entender que o papel dela é ser uma parceira na educação que os filhos recebem em casa e na escola.
Se os pais ou responsáveis não educarem seus filhos nos princípios bíblicos, dificilmente a igreja, na qual a criança vai uma vez durante a semana, como é o padrão de muitas famílias, terá sucesso nesta missão.
Claro que não estamos falando aqui do milagre da conversão, que é capaz de mudar qualquer homem ou mulher, independentemente da sua idade. Nenhuma educação no mundo é capaz de salvar a alma de alguém, apenas Deus pode fazê-lo. Mas a educação visa pavimentar o caminho que a criança pode percorrer, onde terá oportunidades de ter um encontro real com o Senhor.
Dessa forma, tendo compreensão do papel dos pais e de sua responsabilidade, percebemos que sozinhos eles não “darão conta” dessa enorme missão. Precisam de ajuda. E é diante desse grande desafio que a igreja pode e será uma parceira indispensável para a formação dos valores cristãos na vida de nossos filhos.
A igreja será parceira dos pais:
1 – Na compreensão da inclinação natural
A história de que as crianças são inocentes não passa de uma história. A Bíblia é clara ao dizer que todos (adultos e crianças) estão mortos em seus delitos e pecados. Davi escreve falando de como ele já nasceu em pecado (Salmos 51.5), e isso nos mostra como toda criança possui, naturalmente, uma inclinação para o mal.
Por essa razão, mesmo se você não ensinar seu filho o que é errado, ele ainda será um pecador. Não é preciso nenhum esforço educativo para que seu filho se torne um pecador, mas é necessário um enorme esforço para que ele aprenda o que é certo.
Você certamente precisa de ajuda!
2 – Na importância de relacionamentos saudáveis
O processo de formação de uma criança exige que ela se relacione com outras crianças. Isso ocorrerá invariavelmente, seja na igreja, na escola, no clube etc. Esses relacionamentos irão influenciar a forma de pensar da criança, e os valores que essas outras crianças possuem serão passados pelo convívio para os seus filhos.
Considerando sua inclinação para o mal, se o convívio dos seus filhos for apenas com outras crianças que não conhecem sobre a vontade de Deus, como esperar que neste contexto seu filho possua valores bíblicos?
Seu filho precisa de amigos que creem como ele. Seu filho precisa de amigos da igreja!
3 – Na necessidade de esforço, perseverança e frequência
Não adianta querermos que nossos filhos tenham amigos dentro da igreja se os levamos apenas quando não estamos cansados. Seus filhos só irão à igreja se você os levar.
O compromisso de frequências deve ser dos pais. Nós somos responsáveis pela frequência dos nossos filhos na igreja, afinal, eles não irão sozinhos.
Na adolescência, dificilmente você conseguirá retirar seu filho do convívio no qual ele cresceu e se sente parte, para fazê-lo criar amigos dentro da igreja. Se ele não crescer com amigos dentro da igreja, dificilmente terá vontade de ir à igreja.
4 – Nas oportunidades de serviço com dons, talentos e exemplos positivos
O papel da igreja é ensinar o povo de Deus sobre a lei do Senhor. Todos nós temos que aprender e, por isso, na igreja Deus derramou sua multiforme sabedoria, de forma que possamos nos complementar. Você, como todos os outros, tem áreas de fragilidade, e será dentro da igreja que outros irmãos poderão complementar a educação que você dá aos seus filhos.
Nenhum de nós é um super-cristão que detém todo conhecimento. Todos precisamos de ajuda nos pontos que somos deficientes. A igreja nos proporciona um local onde nossas deficiências podem ser supridas por outros irmãos.
5 – Na contínua formação dos pais
Como já falamos, a maior parte da formação dos nossos filhos ocorre dentro de casa. Isso significa que eles aprenderão de nós, tanto com os erros como com os defeitos.
Para educarmos bem nossos filhos, é essencial que sejamos educados na lei de Deus. Nossos filhos verão em nós o exemplo a ser seguido. Por isso, um dos principais passos para educar bem é ser bem-educado.
Se você quer que a palavra de Deus transforme seu filho, ela deve te transformar.
– Lic. Gustavo Quirino – Licenciado