Menu

Estudos e artigos

A evangelização de famílias inteiras

Pr. Amauri Costa

 

“O qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa.” Atos 11:14

 

Em Atos 10 Lucas nos conta que na cidade de Cesaréia Pedro evangelizou toda a família de um centurião da corte romana cujo nome era Cornélio. Temos nesta passagem o relato de uma visita feita por Pedro na casa daquele homem que culminou num derramamento do Espírito Santo e a conversão de toda a família e pelo que parece até de vizinhos e amigos.

Podemos então usar esta passagem como norteadora para nós no desafio de cuidar dos de fora evangelizando famílias inteiras e não somente a indivíduos. Numa pescaria podemos usar apenas uma vara com anzol ou uma rede. No caso da pescaria narrada por Lucas, Pedro fez o que podemos chamar de pescaria de rede, e este é o nosso desafio.

Em primeiro lugar podemos dizer que o êxito de Pedro está na compreensão da visão divina. 

Antes de enviar o apóstolo à casa de Cornélio, Deus deu a ele uma visão de um lençol que vem do céu com todo tipo de animais, inclusive os considerados imundos pelos judeus. Pedro se recusa a comer por serem impuros segundo lei, ao que Deus lhe diz para não considerar impuro o que ele havia purificado. Ao receber logo depois uma visita de um mensageiro vindo da casa de Cornélio, Pedro atende à visão divina; ele entende que a ordem era para ir a casa daquele homem para levar o evangelho a eles. Ele estava em Jope na casa de Simão o curtidor que era Judeu como ele, crente, e até era xará. Ali ele não tem problemas com a comida, com os costumes, e até tem um lugar no terraço para a oração do meio dia. Era muito bom estar na casa de Simão, mas Deus o chama para a casa de Cornélio. A visão de Deus dada a Pedro era para que ele olhasse para os de fora. Simão estava dentro, Cornélio e sua família de fora. Deus dá a Pedro a visão de ganhar aqueles não convertidos de Cesaréia. A visão de evangelizar é o primeiro ajuste para nos levar a ação.

Em segundo lugar podemos dizer que o êxito está na quebra de preconceitos. 

Como um bom judeu, para Pedro era bem cômodo fi car na casa do curtidor; era meio dia e a comida já cheirava no fogão, não tinha choque gastronômico, nem de horário, nem de hábitos, nem de língua, e de qualquer outro tipo. Mas Deus o chama para Cesaréia, capital do império Romano na região. Lá, até na arquitetura se reproduzia a Roma na palestina. Era símbolo da dominação romana na região. O cidadão em questão é um gentio e centurião da corte romana. Deus usa a visão do lençol com animais impuros para quebrar preconceitos no coração de Pedro, o que talvez seja o que tem que acontecer conosco para nos habilitar a alcançar famílias inteiras. Temos que construir uma identificação com elas. O apóstolo almoçou na casa de Simão, mas quebrou o paradigma e jantou na casa de Cornélio. Coma com eles, se identifique e relacione com eles. Isolamento e segregação são grandes barreira à evangelização.

Em último lugar podemos dizer que o êxito está em anunciar o evangelho onde as famílias estão. 

Pedro foi à casa daquela família, que é um lugar muito significativo para ela. Geralmente tentamos trazer as famílias a nossa casa que é nosso templo, mas esta não é a melhor estratégia. É melhor ir a casa deles, ir onde os de fora estão. O diferencial é que Pedro foi e pregou o evangelho na casa daquele gentio, ele pronunciou as palavras através das quais as pessoas são salvas bem no lugar onde os perdidos moravam. Levar o evangelho de casa em casa, com ousadia, crendo em seu poder é a chave para ganhar famílias. Há muitos “Cornélios” com seus familiares a nossa volta, só esperando nossa atuação como ministros de Cristo. Deus só espera nossa presença ali entre os de fora para derramar seu Espírito Santo e levar famílias inteiras à salvação. Que Deus nos dê as alegrias de boas pescarias de rede com foi na casa de Cornélio.