A EBT ESTÁ DE VOLTA!

Ufa! A Escola Bíblica está de volta! Geralmente, a chegada das férias em qualquer escola é recebida com comemorações de todos os tipos, especialmente por parte dos alunos. Contudo, é interessante perceber como os alunos da nossa Escola Bíblica de Treinamento geralmente recebem o final das aulas com um sonoro “Aaaaahhhhh!”.

Quando estamos fazendo o que nos dá alegria e prazer, o tempo passa depressa. Para o cristão que ama ler e estudar as Escrituras (será que tem algum que não?!), terminar uma jornada de estudos em um livro ou tema bíblico é como se limpasse o prato da mais gostosa comida sem ainda ter matado toda a fome.

Assim, é com enorme alegria que recomeçamos nossa jornada com a EBT 2020, nossa Escola Bíblica de Treinamento. E por que a chamamos assim, e não EBD (“D” de dominical, como tradicionalmente na maioria das igrejas)? É que entendemos que a Escola Bíblica tem como objetivo nos treinar para a vida cristã frutífera, e não funciona apenas aos domingos (temos, atualmente, cursos também às quintas-feiras).

Por isso, para um melhor aproveitamento da nossa EBT, gostaria de sugerir algumas atitudes e compromissos que podemos fazer pessoalmente e em família:

Procure saber do que se trata o curso – se é um livro da Bíblia, tente lê-lo diversas vezes ao longo da classe. Se é um tema específico, pesquise a respeito dele. Você potencializará o aprendizado e ficará mais à vontade para participar em sala;

Seja ativo(a) no processo de ensino – não assuma a postura de aluno(a) que só está lá para escutar o professor. Emita sua opinião, conte sua experiência, faça todas as perguntas que desejar. Muitas vezes ficamos acanhados para não parecer que não sabemos nada e acabamos indo para casa com dúvidas. Deixe disso! Nem sempre os professores saberão ou terão tempo para abordar todos os assuntos, mas nem por isso você precisa deixar de falar.

Extrapole a sala de aula – leia os textos sugeridos, assista os vídeos compartilhados pelos professores e alunos. Se não deu para fazer sua pergunta em sala, faça-a durante a semana. Quando o assunto ecoa nos outros dias, o aproveitamento do aprendizado aumenta.

Esteja presente em todas as aulas – ou ao menos na maioria que puder. Todos temos uma agenda corrida e não raro somos tentados a ficar em casa para descansar, afinal de contas, não vou perder dinheiro ou ser expulso da escola se não aparecer um dia. Contudo, o Espírito Santo prepara um alimento especial a cada um de nós a cada aula e, olhando dessa forma, não seria muito inteligente abrir mão de uma mesa de banquete preparada pelo próprio Senhor, não? Além disso, sua participação é chave na edificação de toda a sala, pois Deus poderá usar seus dons e experiências para abençoar os demais em classe, e vice-versa.

Faça da EBT uma prioridade para você e toda a família – todos temos um horário de culto preferido e acabamos nos organizando no dia em torno daquele horário. Para um bom aproveitamento no aprendizado, a rotina é uma excelente parceira. Escreva na sua agenda, seja de papel ou eletrônica, toda a programação de aulas fornecida no início do curso. Se é casado(a), faça da EBT um bom momento de edificação com seu cônjuge. Se tiver filhos, incentive-os a participar também. Ao chegar em casa, compartilhem o que aprenderam e cresçam juntos. Quanto mais unidos e constantes forem, mais prazer e crescimento esse momento lhes trará.

Que privilégio nós temos, como igreja, de poder participar de uma Escola Bíblica tão rica e profunda. Se você ainda não fez sua inscrição, ainda é tempo. Procure os cursos em que ainda há vaga, escolha o tema e dirija-se à sala de aula, em um dos três horários oferecidos: aos domingos, às 9h e 11h, e nas quintas, às 20h. Você é mais do que bem-vindo!

Se você quiser se aprofundar ainda mais no ensino teológico e preparo ministerial, que tal se matricular no CETRO, o Centro de Treinamento da Oitava? Veja abaixo o que é e como se matricular.

Pr. Luís F. Nacif Rocha · Pastor Auxiliar