Da escassez à abundância
Na pesca maravilhosa (Lucas 5.1-9) temos um quadro encorajador e iluminador, de como um grupo de pessoas saí da escassez para abundância. Pedro e seus companheiros, pescadores experimentados, trabalharam a noite inteira e nada. Escassez. Um jovem Rabino, Jesus de Nazaré, aproxima dos pescadores, que estão lavando suas redes, para manter seus instrumentos de trabalho prontos para a próxima jornada, e os pede o barco emprestado como púlpito.
Enquanto lavam suas redes, escutavam, atentamente, os ensinos do rabino. Manifestando sua gratidão, Jesus Cristo, irá se revelar como o Deus pode levar alguém e/ou um grupo de pessoas, ou sua igreja… Da escassez à abundância. Chama a Pedro e seus amigos e os convida a voltar ao barco, levá-lo um pouco mais adiante, e jogar novamente as redes.
Ninguém pesca naquela situação. É o famoso “o mar não está para peixe”. Ninguém consegue nada. Agora não dá mais. Só quanto tudo mudar, talvez amanhã de madrugada. Este é o pensamento da razão, do senso comum, de quem enxerga apenas a situação como ela está apresentada.
A fé vê mais além. A fé nos faz caminhar em caminhos que ninguém espera que dê certo. Pedro diz: “trabalhamos a noite inteira e nada”. O mercado está muito ruim. Mas sobre Tua palavra lançarei as redes. E em cima da Palavra de Jesus, lançou suas redes.
Os pensamentos e os caminhos do grande Deus ultrapassam nossas experiências, que não são para serem desprezadas. A fé vai além da experiência. A fé busca novos caminhos. A fé experimenta a direção de Deus. A fé na Palavra de Deus cria o futuro que a experiência desconhece.
Em tempos difíceis, não desanime. Volte seus olhos, sua mente e seus ouvidos para a Palavra de Deus. Ela é Eterna. “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.” (Naum 1.3 e 1.7).
Pedro e seus amigos perceberam que o Eterno via peixes em abundãncia ao redor do seu barquinho. O Eterno criou, proporcionou, favoreceu, concedeu oportunidades que ninguém percebia. Oro para que nos “lagos” deste mundo quando tudo parece conspirar contra uma boa colheita, o Eterno lhe conceda colheita inesperada, surpreendente e incomparável especialmente em relação aos chamados “bons tempos”.
Pedro e seus companheiros jogaram suas redes, crendo na Palavra de Cristo. Sua pescaria foi exponencial. Leia sua Bíblia. Creia na Sua Bíblia. Ouça o Eterno e jogue suas redes. Oro para que cada um possa experimentar o milagre da fartura e da abundância, tanto na sua vida familiar, profissional quanto na evangelização de nossa cidade e na evangelização global.
Logo após tanta fartura e abundância, o Senhor disse: “vos farei pescadores de homens”.
É hora de missionar. Evangelizar nossa cidade. Seguir, sendo parceiros da evangelização do mundo. A colheita abundante é certa e segura.
A fé e a obediência à Palavra de Cristo antecedem e nos asseguram bênçãos exponenciais que o Senhor têm preparado para cada um de nós e para Sua igreja.
Oremos uns pelos outros.
Oremos pelo Brasil.
Creiamos na Palavra de Cristo. Obedecemos à Palavra de Cristo.
Lancemos nossas redes para pescar em nome de Jesus, crucificado para nossa salvação e ressuscitado e está a direita de Deus Pai, reinando Soberanamente sobre todos os povos. Aleluia!
Pr Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br