Permanecer cuidando
O tema da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte neste ano é: O Cuidado.
É agosto. Com gosto e a Gosto no nosso Senhor. Volta das férias escolares e das férias trabalhistas de muita gente, graças a Deus.
Agora o segundo semestre começou prá valer. É a Virada do ano. Permanece uma verdade essencial na vida cristã. Perseverar na caminhada, alargar nossas tendas e agradar ao Senhor em tudo e continuar investindo no Cuidado.
Ele tem cuidado de nós
(Tema de janeiro e fevereiro)
Podemos dizer isso de “boca cheia”: Deus cuida de mim. Eu não ando sozinho. Eu sei, Deus cuida de mim. Pare e conte as bênçãos e verás surpreso o quanto Ele já fez. Seu cuidado e providência estão em todas as áreas de nossas vidas. Nos dias difíceis o Senhor segurou nossas mãos, enxugou nossas lágrimas, cuidou de nós através de amigos, irmãos, da igreja, de estranhos, dos familiares, dos parceiros de perto e de longe. Ele nos deu sustento, saúde, alegria, trabalho, recursos, realizou sonhos, usou nossas vidas, nos deu propósito, abriu portas, fechou portas, nos enriqueceu de diversas e diferentes maneiras. Transformou a maldição em bênção. A Ele o louvor, a honra e a gratidão.
Cuide de si mesmo
(Tema de março e abril)
Ele chama para cooperar com Ele no cuidado integral de nós mesmos. Cuide de sua saúde: física, emocional e espiritual. Fuja de alimentos e bebidas que prejudicam sua saúde. Faça um check-up. Cuide de seu sono e seu lazer. Faça alguma atividade física. Cuide de suas emoções. Abandone as emoções tóxicas: ira, amargura, murmuração, desejo de vingança, depressão e outras mais. Cuide de sua vida espiritual. Renove sua intimidade com Cristo dia após dia. Busque ser cheio do Espírito Santo. Tenha comum com os irmãos. Invista para ser um dos construtores do Reino e da sua igreja local e não um consumidor. Quando você não der conta… Procure apoio e ajuda de outros.
Cuide de sua família
(Tema de maio e junho)
A Salvação, a saúde, a família, o trabalho e a igreja podem ser incluídas entre as melhores coisas da vida. A família é um presente de Deus para cada um de nós. Pais, filhos, avós, sogros, primos, sobrinhos, tias, genros, noras, marido e mulher fazem uma mistura que sempre envolve alegria, dor, superações, ajustes,
conquistas e grandes afetos e experiências renovadoras de perdão. Não há famílias perfeitas, nem casamentos perfeitos há, sim, lares em constante construção. Invista em sua família. Melhore seu casamento e o relacionamento em sua família. Ore por ela. Honre ao Senhor com sua família. Participe da vida da igreja com sua família. Talvez seja tempo de escutar novamente as mensagens pregadas naqueles dias, ou reler um livro sobre casamento e família.
Cuide dos de fora
(Tema de julho a setembro)
“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.” Colossenses 4.5. “Os de fora” são aqueles que ainda não são de Cristo. Eles estão ao nosso redor: familiares, amigos, colegas de trabalho, colegas de escola, vizinhos, estranhos que cruzam nossos caminhos, pessoas que vivem em nossa cidade: pobres, rejeitados, dependentes químicos, alcoólatras, religiosos sem Cristo, ateus, perseguidores, “amigos do evangelho”. Somos missionários urbanos. “Os de fora” também estão em nosso estado e em nossa pátria amada. “Os de fora” estão entre os povos não alcançados e menos alcançados no Brasil e ao redor do mundo. Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo “tanto em Jerusalém” – Missões Locais; “como na Judéia e Samaria” – Missões Nacionais; “e até os confins da terra” – Missões Mundiais. Ore constantemente pela salvação dos que não tem Cristo, e coopere para que muitos em todos os lugares do mundo conheçam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, a começar em sua própria família.