Melhor é dar do que receber
“Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita.” (Mt. 6.2-3)
“Mais bem-aventurado é dar do que receber”, são palavras do Senhor Jesus, repetidas pelo apóstolo Paulo e ensinadas em toda a Escritura.
Lembramos de que é Deus quem supre todas as nossas necessidades. Ele faz isso usando a nós mesmos como instrumentos preciosos para abençoar a quem Ele quer. Não nos esqueçamos de que somos abençoados todos os dias pelo Senhor e que Ele sempre usa alguém para o cumprimento do seu propósito.
De fato, raciocinando as palavras do Senhor, vejo que é preferível ter para dar do que sofrer necessidade. Em nossa caminhada, precisamos compreender que fazemos parte de um projeto soberano de compartilhamento mútuo, pois ninguém é tão pobre que não tenha nada para doar e ninguém é tão rico que também não precise de nada. Todos podemos usar a generosidade para abençoar alguém e agradar a Deus.
A Bíblia ensina a fazer o bem a ajudar ao próximo sem se gloriar e sem esperar nada em troca. “E seu Pai que te vê em secreto te recompensará” (Mt 6:4). Na verdade fazemos obras de generosidade com o firme propósito de adorar a Deus. Agimos assim por que somos discípulos do Senhor Jesus e seguimos o seu exemplo. “Ele nos deixou o exemplo para que sigamos os seus passos” (1Pe 2:21).
Quando doamos o nosso tempo, o nosso amor, a nossa atenção, o nosso dinheiro e nossos bens estamos mais próximos de parecer com o Senhor Jesus, pois Ele se doou por inteiro entregando sua própria vida por nós pecadores. Não existe doação maior do que esta.
Amar e fazer o bem aos parentes e amigos chegados é algo inato em nós, no entanto, Jesus ensinou a ir além: “Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados os mancos e os cegos, e serás bem aventurado, porque eles não têm com o que te retribuir, pois retribuído te será na ressureição dos justos”(Lc 14:13,14). Não duvide de que é melhor ser retribuído por Deus do que do que pelos homens. A Bíblia diz que quem se compadece do pobre, ao Senhor empresta, e este lhe paga o benefício (Pv 19:17).
Seja abundante na generosidade, pois ela agrada a Deus. Lembre-se, o Senhor não fica devendo a ninguém; Ele vai te recompensar. É claro que não devemos ser motivados a fazer o bem aguardando em troca o favor do Senhor. Não se trata de uma barganha como fazem muitas religiões. Devemos fazer apenas para agradar ao nosso Senhor em cumprimento de sua Palavra e manifestar o seu amor que está em nós; em outras palavras, fazemos o bem não para sermos salvos, mas porque já fomos salvos.
Sejamos abundantes na generosidade! Imitemos a Cristo, o Senhor, pois mais bem aventurada coisa é dar do que receber.
Pr. Eloízio Coelho | preloizio@oitavaigreja.com.br