Menu

Pr. Jeremias

“A fim de ganhar o maior número possível”

Qual a base bíblica e teológica para uma igreja se esforçar, a fim de ganha o maior número possível de pessoas em Cristo?

1. A missão dada pelo dono da igreja:

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.18 a 20);

 “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1.8).

Os dois textos acima incluem o desafio de ganhar milhões de pessoas.

2. O exemplo da igreja conforme o registro em Atos dos Apóstolos:

No início, eram 4 discípulos: Pedro, André, Tiago e João: E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.” (Mateus 4.19).

Depois, eram 12 discípulos: “…escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos.” (Lucas 6.13b).

Mais tarde, 70: “Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir.” (Lucas 10. 1,2).

E chegamos a 120: “Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas…” (Atos 1.15a).

Depois a Bíblia registra 500 irmãos: “Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez…” (1 Coríntios 15.6a).

E então houve um acréscimo de mais de 3 mil: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.” (Atos 2.41).

E há um registro de 5 mil só de homens: “Mas muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.” (Atos 4.4).

A partir desse registro, se menciona multidão: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração…” (Atos 4.32a); “Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados…” (Atos 5.14).

3. O exemplo do segundo maior missionário de todos os tempos:  

Paulo declara seu desejo de ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo: “Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.” (1 Coríntios 9.19).

– Quem era esse santo varão? – Uma pessoa convertida, um “micro-empresário” no “ramo” de fazedor de tendas, um líder espiritual que veio a ser conhecido como Paulo, apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo, cujo anseio era ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo. Ele doou seu tempo, seu recursos, suas habilidades e toda sua vida para alcançar esse propósito.

– Ele e sua equipe de líderes plantaram uma igreja – essas igrejas foram desafiadas e encorajadas par alcançarem milhares de pessoas, que impactaram o império romano com a mensagem do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Para quem quer saber detalhes, leia o livro de Atos, e a partir dele, o restante do Novo Testamento.

 

Qual deve ser a paixão da Oitava Igreja?

A mesma do Senhor, dos irmãos que formaram a primeira igreja em Jerusalém, do nosso irmão Paulo que escreveu a maioria das cartas do Novo Testamento, submissa e liderada pelo Espírito Santo, se esforçando ao máximo para ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo, tanto em Belo Horizonte, como Minas Gerais, no Brasil e sendo parceira para evangelização de nações, povos, tribos e raças ao redor do mundo.

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br