Menu

Estudos e artigos

A SEMEADURA E A COLHEITA – VIVENDO COM RESPONSABILIDADE DIANTE DE DEUS

(Gálatas 6:1-18) 

 

Paulo encerra sua carta aos Gálatas falando a respeito da lei da semeadura e da colheita. Esse pensamento é muito explorado e conhecido na igreja por meio do texto de 2 Coríntios, quando somos convidados a semear com abundância e com alegria.  

O texto de Gálatas vai além. Paulo destaca a importância de cuidarmos dos irmãos da fé, de sermos generosos e vivermos um amor que não é só de palavras, mas que se revela em ações práticas.   

Na igreja cristã, o problema de cuidar dos mais pobres sempre esteve presente e uma das primeiras crises da igreja, registrada em Atos 6, trata da distribuição de alimentos para pessoas necessitadas. Havia uma necessidade de cuidar tanto de crentes vindos do judaísmo quanto dos gentios, e uma crise se estabelece, pois o critério da igualdade não estava sendo observado.  

Paulo nos convida a carregarmos as cargas uns dos outros e a servirmos de alívio para quem precisa de ajuda. Essa é uma das grandes marcas que diferencia a Igreja de Jesus: o amor verdadeiro ao PRÓXIMO. Quando entendemos os ensinamentos de Jesus e passamos a colocá-los em prática, temos a oportunidade de presenciar o poder transformador do Evangelho.  

Um Evangelho que me faz olhar para o lado, respeitar e amar o necessitado me impulsiona a crescer em generosidade, a vencer o Mamon que ainda reside em mim e a testemunhar que o Cristo que habita em mim é poderoso para mudar o mais duro coração.   

A igreja da Galácia ouviu essas palavras e teve a oportunidade de colocar em prática na vida do próprio apóstolo Paulo. Gostaria de fazer um convite a você: como crescer em generosidade? Como se tornar uma pessoa que faz o bem e que não se acomoda com apenas uma doação?  

Vou dar aqui algumas sugestões, e se por acaso alguma delas fizer sentido para você, coloque-a em prática o mais brevemente possível: 

1) seja um ofertante missionário. Além de ter um valor mensal para dízimos e ofertas, separe um percentual do seu salário para missões e, todos os meses, invista no apoio aos missionários espalhados pelo mundo. Aqui na Oitava, temos o Conselho Missionário e apoiamos diversos projetos em todos os continentes. Informe-se e escolha uma de nossas famílias missionárias.  

2) todos os meses, separe algumas roupas, sapatos e adereços de vestimenta para doar. Uma prática que eu adotei e que funciona muito bem é que toda vez que eu ganho uma camisa, eu doo outra; se ganho uma calça, doo outra; se ganho um par de tênis, doo outro, e assim sucessivamente. Dessa forma não me torno um acumulador e doo coisas em ótimo estado. 

3) fique atento a pedidos de oferta e sempre tenha um valor reservado para ofertas especiais. Peça a Deus um coração generoso, e as oportunidades de abençoar as pessoas começarão a aparecer diante de você.  

4) Paulo destaca nos versos de 1 a 6 que uma das formas de ajudar o próximo é exortando esta pessoa quando ela está cometendo pecados, porém, devemos fazer isso em amor e não como julgamento. Ajude as pessoas a saírem de seu lamaçal de pecado; certamente essa é uma forma de exercer a generosidade. 

5) uma outra forma diferente que Paulo destaca nos primeiros versos é compartilhando o Evangelho e ensinando o que você sabe. SEJA um discipulador. Seja um LÍDER DE CÉLULA. Aproveite as oportunidades que a igreja coloca diante de você, a fim de que Deus use sua vida e outras pessoas sejam edificadas.  

Em resumo, existem diversas formas de exercer a generosidade. Busque de Deus as melhores formas de O servir. Coloque suas mãos no arado e venha servir com alegria! Há vagas. 

  

 – Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar