JESUS CRISTO, O CENTRO DA BÍBLIA
O relato do caminho de Emaús, em Lucas 24.13-35, destaca de maneira singular a centralidade de Cristo nas Escrituras Sagradas. Dois discípulos caminhavam desanimados, incapazes de compreender plenamente os eventos da crucificação e da ressurreição. Então, Jesus, ainda não reconhecido por eles, aproxima-se e os exorta revelando Cristo como o cerne das Escrituras (Lucas 24.27). Jesus não apenas esclarece o sentido dos textos, mas mostra que a morte e ressurreição do Messias é o cumprimento de toda a história redentora.
Desde o Gênesis, com a promessa de redenção por meio da descendência da mulher, ainda pelas leis mosaicas – que prefiguram o sacrifício perfeito – e pelas muitas profecias que anunciam o Messias, cada detalhe da Bíblia aponta para Cristo.
A Bíblia não é um conjunto desconexo de histórias ou mandamentos, mas uma unidade que converge em uma única Pessoa: Jesus, o Filho de Deus! Ele é o cumprimento das promessas, o centro da narrativa e o propósito final de toda a revelação divina.
A Palavra de Deus é maravilhosa e é por meio de Cristo que ela é iluminada para ser “lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos” (Salmo 119.105). Jesus não é apenas parte da mensagem bíblica, mas o coração que dá sentido à sua totalidade. Leia a Bíblia e creia em Jesus Cristo.
– Pr. Tiago Torres – Pastor Auxiliar