JONAS VOLTANDO PARA DEUS
Jonas 2
“Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus“. Que frase impactante, que carrega em si verdades espirituais tão importantes! Jonas era um profeta de Deus, levantado para levar a Palavra do Senhor em um contexto de sofrimento. Vivendo no Reino do Norte, viu seus líderes afastarem o povo da genuína adoração ao Deus Verdadeiro. Além disso, viu o crescente avanço da Assíria, povo mau e cruel, que por onde passava levava dor e sofrimento.
O povo assírio tratava com crueldade os povos que conquistava, torturando – aos olhos de todos os líderes desses povos – tanto religiosos quanto políticos. A Assíria tinha Israel como inimigo, e Jonas, filho de Amitai, sabia que se ela viesse contra Israel, haveria muito sofrimento para sua casa.
Deus, no entanto, decidiu levar Sua palavra ao povo da Assíria, e deu a Jonas a ordem de ir à sua capital, Nínive, pregar uma mensagem de juízo e arrependimento. Mas Jonas, sabendo quem Deus é: misericordioso, Deus de perdão e Deus das segundas chances, decidiu se opor. Não queria que houvesse salvação para Nínive.
O profeta desiste da missão, entra em um navio com destino ao lado oposto. Mas Deus não desistiu da missão, e enviou uma tempestade que impediu a viagem de prosseguir. No meio do temporal, sabendo ser Deus, Jonas desiste de sua própria vida e manda que os homens da embarcação o joguem ao mar; mas Deus não desistiu de Jonas.
O profeta desistiu da missão; mas Deus, não. O profeta desistiu de sua própria vida, mas Deus não desistiu do profeta. Deus, que governa todas as coisas, dá a um grande peixe a ordem de engolir Jonas, para preservar sua vida. Depois de três dias dentro do peixe, Jonas ora ao Senhor, que o ouve e responde, dando ao peixe a ordem de cuspi-lo na praia.
“Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus“. A primeira verdade espiritual é que todos nós, sem exceção, estamos afastados de Deus. Pecamos contra o Deus perfeito, e, por conta dos nossos pecados, fomos afastados de Sua presença. Estamos tão longe do Senhor quanto um homem que habita o mais profundo dos mares. Mas “Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus“.
A segunda verdade espiritual é que a distância que estamos do Senhor, seja ela qual for, não é maior que uma oração sincera. Não importa o quão distante aos nossos olhos estejamos do Senhor, Ele ouve orações. Os ouvidos de Deus se estendem por toda a terra, se estendem sobre os nossos desertos, se estendem sobre nossas rotas de fuga e sobre o profundo mar da nossa corrupção. Ele ouve orações, e responde. Uma oração sincera é tudo o que nos aproxima do Deus Todo-Poderoso.
“Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus“. A terceira verdade espiritual é que o Deus de Jonas, o Deus que criou e governa sobre todas as coisas, decidiu se relacionar pessoalmente conosco. Ele desceu do Céu e se fez carne; Seu nome é Jesus Cristo. Ele morreu pelos nossos pecados, ressuscitou para nossa salvação e está perto de nós. Ele pertence a todo aquele que crê, e a Ele pertencem todos os que creem. Jonas orou ao Senhor, o seu Deus.
Talvez, como Jonas, você esteja distante. Mas hoje eu te convido a orar de todo o coração. Você crê que o único e verdadeiro Deus pode ouvir sua oração? Você também quer se relacionar com Ele pessoalmente, sendo d’Ele e recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador? Ele está perto. Creia. Ore. Derrame sua vida na presença d’Ele.
– Pr. Israel Abreu – Pastor Auxiliar