Menu

Notícias

NOVEMBRO AZUL: A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19). Esse é apenas um dos importantes alertas que Paulo faz em sua carta aos Coríntios. Ele os orienta a cuidar do próprio corpo, que é a “casa” do Espírito de Deus. E quando digo “apenas”, não tenho a intenção de depreciá-lo, mas sim dar ênfase às várias considerações escritas pelo sábio apóstolo, que servem também para nós, mesmo passados mais de dois mil anos.

Acontece que nem todo mundo dá ao assunto a devida atenção; ou, pelo menos, não faz a leitura correta do que Paulo disse. .. Esses são, sem dúvidas, hábitos extremamente saudáveis e coerentes à Palavra, que com toda certeza impactarão positivamente a saúde de qualquer adulto funcional. A questão é: isso não é tudo. Devemos ir ao médico regularmente, visando a prevenção e o diagnóstico de doenças.

E é aí que falhamos. Para se ter uma ideia, 46% dos homens com idade acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo – e esse número aumenta para 58% se o indivíduo utiliza apenas o SUS; e apenas 1/3 dos homens se considera muito preocupado com a própria saúde*. Esses números são provenientes de uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) sobre a percepção do homem acerca da própria saúde. E, em tempos de campanha de conscientização do câncer de próstata, estatísticas como essas se fazem ainda mais notáveis – e preocupantes.

Para o Dr. Flávius Marinho Vieira, especialista em Gestão em Saúde e Nutrologia Hospitalar, muitos homens acreditam no pensamento ilusório de que “se eu não procurar o problema, não vou encontrá-lo”. Uma falsa realidade, assegura o médico, que garante: “O diagnóstico precoce é a melhor resolução para a maioria das doenças”. Ele conta que muitos tentam evitar o exame de toque retal – fundamental para a prevenção do câncer de próstata –, por crenças relativas à masculinidade. “[O exame] Nada mais é que uma investigação diagnóstica sem nenhum romantismo envolvido”, afirma.

O doutor ainda cita outro fator pelo qual os homens costumam relegar as visitas periódicas aos consultórios: o excesso de trabalho e a consequente falta de tempo. “Talvez esse seja o maior empecilho”, confirma. O médico não descarta, porém, a desculpa e a procrastinação. “O pensamento ilusório de que ‘não se deve procurar o que se pode achar’ é a direção oposta à verdadeira prevenção da saúde”. Ele é enfático ao dizer que, quanto mais precoce uma enfermidade é diagnosticada, melhor. “Isso vale para qualquer doença, e em especial ao câncer de próstata”, finaliza.

Portanto, lembre-se que seu corpo é o templo do Espírito Santo. Então, cuide-se. Procure um médico de confiança e consulte-se regularmente! Deixe o preconceito de lado; informe-se sobre a prevenção do câncer de próstata, saiba mais sobre a campanha “Novembro Azul” e previna-se! 

*Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/novidades/noticias/pesquisa-realizada-pela-sbu-sobre-saude-masculina-segue-repercutindo-na-imprensa. Acessado em 31/10/2024, às 17:19.