Menu

Estudos e artigos

SERVINDO UNS AOS OUTROS COM DONS ESPIRITUAIS

(1 Pedro 4.10-11) 

O Reino de Deus é um reino de servos. Todos aqueles que foram alcançados pelo Senhor Jesus Cristo e que foram libertos das trevas e do pecado fazem parte desse maravilhoso reino. Nele, somos convocados a servir e colocar o que temos à disposição do nosso Rei. 

Isso quer dizer que tudo o que somos e tudo o que temos, sejam bens, nossa força de trabalho, nosso tempo, talentos e dons, devem estar à serviço do Senhor. É o princípio da mordomia cristã: sermos bons mordomos do que o Senhor nos dá. 

Quando pensamos em dons e talentos, é interessante refletir na diferença que eles têm. O talento pode ser entendido como algo natural ou que foi desenvolvido; é a habilidade para realizar determinada tarefa. Já os dons espirituais são diferentes, pois só são derramados sobre aqueles que receberam o Espírito Santo. Eles são capacitações especiais para edificação da Igreja, para o fortalecimento do Reino. São presentes que o Senhor concede a nós por meio de Sua graça. 

Por exemplo, se pensarmos no melhor dos professores, conhecedor das técnicas de comunicação, com um vasto conhecimento teórico e muitos diplomas, com certeza ele terá talento para ensinar. Mas quando pensamos no cenário da igreja, muitas vezes somos abençoados por pessoas que não possuem tanto conhecimento ou não sabem nenhuma técnica comunicacional; pode ser, por exemplo, um irmão que ministra a palavra na célula. Cristãos assim são usados para a edificação dos irmãos porque receberam do Senhor o dom do ensino.  

Quando lemos o texto de 1 Pedro 4.10-11, aprendemos um pouco mais sobre os dons espiritais e seu uso no meio da igreja: 

  1. O propósito dos dons espirituais é servir uns aos outros;

Os dons são dados por Deus para a edificação do corpo. Isso acontece quando usamos os dons para servir nossos irmãos e contribuir com a comunidade da fé. Há diversas formas de servir aos irmãos por meio dos dons, como ensinando a Palavra de Deus num grupo de estudo bíblico ou numa célula, encorajando e usando palavras de ânimo para os irmãos que enfrentam situações difíceis, sendo voluntário e ajudando em eventos da igreja, ou até mesmo realizando visitas para os irmãos enlutados. No Reino do Senhor, todo dom espiritual é importante, mesmo se for simples ou pequeno aos olhos humanos. 

 

  1. Administre fielmente os dons espirituais que Deus te deu;

Quando identificamos os dons que o Senhor nos deu, além de usá-los para servir aos irmãos, precisamos cuidar, nutrir esse dom. De forma similar, um talento se aperfeiçoa à medida que existe dedicação, estudo, disciplina em melhorar. O dom do Senhor também precisa de investimento. Precisamos aprimorar o que o Senhor nos deu. Como nossa fonte é o próprio Senhor Jesus, cuidamos bem dos nossos dons quando fazemos duas coisas: aprimoramos o que podemos – humanamente falando -, e buscamos mais do Senhor, para que Ele derrame Sua unção sobre nós. 

Se pensarmos novamente no exemplo do professor renomado e de um irmão da igreja que tem o dom do ensino, se esse irmão não administrar seu dom, ou seja, não buscar intimidade com Deus e não estudar como ser um professor melhor, unindo técnica humana e unção espiritual, ele não será um bom administrador dos seus dons.  

 

  1. Glorifique a Deus por meio dos dons espirituais; 

O objetivo final de usar nossos dons espirituais é glorificar a Deus. Quando servimos uns aos outros com nossos dons, somos instrumentos do Senhor, mostramos a bondade e o poder de Deus e compartilhamos aquilo que recebemos d’Ele. A Igreja invisível de Cristo está espalhada por toda a Terra. Usar nossos dons com comprometimento é uma poderosa ferramenta de edificação. Por exemplo, cristãos que compõem músicas que glorificam o nome do Senhor, escritores que criaram obras literárias que refletem os valores do Reino de Deus, ou até mesmo um conselho bíblico a um irmão que precisa de ajuda. O Evangelho é compartilhado e fortalecido quando os dons são usados para a glória de Deus. 

A lista dos dons é extensa: serviço, ensino, sabedoria, discernimento de espíritos, pastoreio, aconselhamento, contribuição, liderança, misericórdia e muitos outros. Se você ainda não descobriu qual é o seu dom, comece a servir! Às vezes imaginamos que dons são apenas coisas espetaculares, mas tudo que traz edificação para a igreja pode ser entendido como um dom. 

Ore e peça ao Senhor que derrame dons sobre sua vida e te dê discernimento para identificá-los. Esteja disposto a colocá-los em prática independentemente de qual seja o dom e busque o seu aprimoramento. Nunca se esqueça que o dom é nutrido pela unção do Senhor, e todos os filhos de Deus receberam um presente especial. 

 

– Pr. Filipe Lemos – Pastor Auxiliar