Menu

Estudos e artigos

SEMENTES DO AVIVAMENTO: O CHAMADO DO PROFETA JEREMIAS

“De uma simples semente”

Toda semente é uma potencial árvore. Quando olhamos os pequenos grãos que irão germinar, não imaginamos que de um cisco virá uma grande planta, árvore, frutos.

Todo grande empreendimento nasce humilde. Todo grande homem já foi criança. Toda grande mulher já foi menina. Não devemos ignorar os pequenos começos.

Como se dará com nossa vida espiritual, quando na expectativa de algo maior de Deus iniciamos com uma pequena oração? O que plantar aos ares para que Deus pegue e faça de nossas palavras grandes feitos e o iniciar de um movimento celestial?

Um avivamento também tem suas sementes. O queimar da alma nasce com uma pequena fagulha. Onde está esta faísca em nós? Como achar o primeiro empurrão para vencermos a inércia da alma?

Deus ignora nossas dificuldades e faz de nós mesmos sementes para um mover enquanto faz do nosso coração uma fogueira acesa. Começa n’Ele, passa por nós e alcança muita gente.

Jeremias, o profeta, se surpreende quando Deus o chama e o declara como profeta às nações. Um jovem, que se via como criança, é usado como anunciador de juízo e cura para Judá. Quando vemos o Senhor Deus tratando da história, não podemos comparar com nossa limitada forma de ver a vida humana. Deus não julga ou vê como os homes veem.

Uma criança é, nas mãos de Deus, o profeta que enfrentaria reis e reinos. Que julgaria homens e seus atos. Nos lembra Jesus que, ao chamar uma criança ao centro da roda, a faz exemplo a ser seguido. É delas o Reino e é ela a maior neste reinado dos Céus.

Em Deus está o chamar, e em nós o obedecer. Grandes coisas o Senhor fará ao nos dispormos. Não temos o que temer, Ele está conosco. Deus nos envia, e a todos que nos enviar, iremos. A promessa de envio está junto com o nos livrar do mal. Repito, não temos o que temer.

Grandes coisas começam com pequenos atos. Uma oração. Uma busca. Uma consagração. O avivamento que tanto falamos, buscamos, cantamos e pregamos é iniciado por coisas naturais, para que o sobrenatural seja visto.

É iniciado por homens e mulheres comuns para que Deus envie anjos e mova Seu Espírito em nós. Avivamento é uma grande árvore que cresce à base da consagração do povo de Deus, suas sementes.

– Pr. Bruno Barroso – Pastor Auxiliar