Menu

Pr. Jeremias

O DESAFIO DE AMAR

O amor é paciente. O amor abre mão dos seus direitos. O amor perdoa. O amor aponta erros pecaminosos. O amor restaura. O amor repreende. O amor não é invejoso. O amor não é irritante. O amor não diz “bateu, levou”. O amor arrepende e confessa pecados. O amor busca a instrução de conselheiros sábios. O amor examina o coração. O amor confia nos planos e na providência divina. O amor nega-se a si mesmo. O amor recusa-se a pecar contra o Deus vivo e verdadeiro e contra o seu próximo. O amor é bondoso e prestativo. O amor toma a iniciativa para reconciliar. O amor não é egoísta. O amor não maltrata. O amor cultiva a gentileza. O amor revela a bondade de Deus. O amor estabelece limites. O amor abre o crédito para o perdão. O amor perdoa. O amor ora a respeito da ansiedade. O amor neutraliza a inveja. O amor se alegra com os que se alegram. O amor sofre com os que sofrem. O amor é uma escolha diária. O amor permanece nos bons e maus momentos. O amor permanece na pobreza e na riqueza. O amor permanece na saúde e na doença. O amor cuida. O amor nutre. O amor acrescenta dignidade. O amor ora por sabedoria. O amor busca equilíbrio. O amor é encarnado plenamente em Cristo Jesus. O amor segue a Cristo Jesus: “E o seu mandamento é este: que creiamos em seu filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros” (1 João 3.23). O amor busca servir. O amor é fiel. O amor escolhe abençoar. O amor não zomba da Palavra de Deus. O amor luta para permanecer agradável a Deus. O amor arranca a amargura pela raiz. O amor é compassivo. O amor estende a mão. O amor espera a segunda vinda de Cristo Jesus. O amor celebra as diretrizes de Deus: “o amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (1 Coríntios 13.6).  

O amor confia nas promessas divinas por meio de Sua Santa Palavra.  O amor leva a Palavra de Deus para o coração. A Bíblia é um livro que, à medida em que suas verdades são obedecidas, deixando que Cristo viva em Sua justiça por meio de nós, somos transformados em Sua semelhança, e o fruto de Sua presença em nós é plenamente visível. Mas a partir do momento em que nós fechamos a Bíblia (se a lemos logo pela manhã), perceberemos que quase tudo que encontrarmos ao longo do dia nos atrairá para longe das verdades bíblicas. Os sites acessados na Internet, as notícias na televisão, a conversa com os colegas de trabalho/escola – tudo isso contribui para modelar nossas percepções do que é verdade e o que é mais desejável na vida.  

Mas a vida real, a vida pra valer, é quando entendemos e praticamos a Palavra de Deus. Os ensinamentos encontrados nela não são apenas bons pensamentos, princípios e instruções: são verdadeiras trilhas para a bênção. “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.” (João 14.21) 

Deus deseja que o amor a Ele e ao próximo seja o motivador da vida de cada um de nós. A raiva pode abastecer de ódio o coração humano a ponto das pessoas se agredirem constantemente, mas o amor que o Espírito Santo derrama no coração daquele que é de Cristo pode estimular o altruísmo a ponto de dar a vida pelo seu amigo. O egoísmo pode levar uma pessoa a fechar as mãos e acumular seus recursos, mas o amor pode inspirá-la a abrir suas mãos e doar sacrificialmente. 

O amor a Deus e ao próximo é um motivador poderoso. O amor dá coragem ao covarde e sabedoria ao tolo. O amor verdadeiro levou o Gracioso Deus a enviar Seu único Filho para morrer na cruz e carregar os pecados de todo aquele que n’Ele crer.  

O amor faz uma mãe orar incansavelmente pelo seu filho; uma pessoa interceder pelo seu perseguidor e caluniador. Pessoas de todas as nações, tribos e línguas têm isso em comum: anseiam por ser amadas. Foi Deus quem colocou esse anseio na alma humana. O verdadeiro amor é fruto do Espírito Santo: “Mas o fruto do Espírito é amor” (Gálatas 5.22a). O amor é dado pelo Espírito Santo: “O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5.5). O imutável Espírito Santo é a fonte do verdadeiro amor. 

Manter o tanque emocional cheio do amor de Deus, direcionar os pensamentos e o coração a obedecer às Sagradas Escrituras. Isso manifestará o caráter de Deus em nossa vida, família, trabalho, ministério e abençoará o próximo nos diferentes relacionamentos, jornadas e estações da vida.  

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular