TENDE BOM ÂNIMO
Nosso Senhor disse: “No mundo tereis aflições”. Vivemos, pois, num mundo real, contaminado pelo pecado, e sofremos os impactos de um mundo que jaz no maligno.
À semelhança de Cristo, sofremos oposição e aflições oriundas dos que não creem, dos religiosos “sabichões” e hipócritas e de amigos e irmãos mais próximos.
Consequentemente, os discípulos do Cordeiro de Deus são odiados, caçados, caluniados, tripudiados, enfrentam abandono, condenações, torturas, rejeição e até mortes brutais por causa de sua fidelidade a Cristo. Além disso, há os problemas que atingem toda raça humana: frio e calor extremos, enchentes, ciclones, enfermidades, lutas familiares, problemas econômicos, políticos, sociais, profissionais, psiquiátricos, coisinhas do dia a dia e lutas espirituais.
E mais: muitas vezes, nosso coração manifesta sua própria malignidade, por meio de pensamentos e ações egoístas, cruéis e violentas contra o próximo e contra a Criação.
Como discípulos de Cristo, devemos nos lembrar que acima das circunstâncias problemáticas, das dificuldades, apreensões e incertezas, está o nosso soberano Deus.
Muitos irmãos se enfraquecem em meio as aflições, como se a vida cristã nos absolvesse delas. Não podemos nem devemos enfrentar as aflições com os mesmos pensamentos e as mesmas reações e atitudes de um incrédulo.
Cientes das provações, devemos ter consciência da assistência do Emanuel: “TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO” (João 16.33). Os discípulos de Cristo podem ter paz e vitória. Ele venceu o mundo por Sua morte na Cruz e Sua ressurreição. Seguimos o Cristo vencedor. Essa é a diferença entre um crente em Cristo e um incrédulo.
Jesus disse: “Eu não estou só porque o Pai está comigo” (João 16.32). Ele sabia que todos o abandonariam: os seus amigos, discípulos, simpatizantes e todos aqueles que de alguma forma foram beneficiados por Seu poder. Mas mesmo essa amarga realidade não foi capaz de lhe tirar a firmeza e a confiança. Quando todos o abandonaram, o Pai Celestial estava com Ele. As aflições o atingiriam, mas a bondade e provisão divina estavam com Ele.
A Palavra de Cristo nos encoraja a resolver nossos problemas aos Seus pés. Descansar na Sua misericórdia, na Sua bondade e soberania. Sabemos que nada, nada mesmo, nos atinge sem que primeiro passe pelas Suas amorosas, potentes e poderosas mãos.
Podemos aprender a viver em meio às aflições sem andar ansiosos, insatisfeitos, preocupados, inseguros, vingativos, amargos e amedrontados. Submetamos nossa vida ao Espírito Santo, o Parácleto, Aquele que nos dá bom ânimo. Assim, erraremos menos e teremos menos reações negativas, de pessimismo, de medo, de frieza espiritual, de murmuração e de incredulidade. Pois a vitória que vence o mundo é nossa fé em Cristo Jesus.
As aflições virão de diferentes modos. Assim sendo, enfrentemos as aflições sem nos abater como aqueles que não conhecem e não creem nas palavras de Cristo. Ele é o necessário ânimo para os fiéis correrem com perseverança a jornada de fé. Ele venceu o mundo, os principados e potestades, a morte física e a segunda morte.
Nossa vida e nossas causas estão nas mãos do Senhor. Que nosso bom ânimo permaneça e aumente. Estamos fazendo uma grande Obra para louvor e glória do nome de Cristo Jesus.
Oitava, avance e vença com Cristo!
– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular