REVESTIMENTO DO PODER DO ALTO
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8)
O poder da Igreja vem do Espírito Santo, e não da capacidade humana:
“Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zacarias 4.6)
Revestimento do poder do Espírito é a maior necessidade da Igreja em todas as épocas de sua história. Não é um luxo. Não é para alguns crentes especiais ou para algumas igrejas “do poder”. É uma promessa do Senhor para todos aqueles que nasceram de novo e se tornaram filhos de Deus. É uma promessa para Sua Igreja. É uma promessa para nossa Oitava Igreja:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1.12-13)
O que observamos em Atos dos Apóstolos é que o revestimento de poder não ocorreu uma única vez, embora o derramamento do Espírito em Pentecoste (Atos 2) tenha sido um acontecimento único e irrepetível, naqueles moldes. Mas à medida que surgem novos contextos e novas oportunidades, o povo de Deus foi enchido repetidamente do Espírito (At 2.4, 8, 31; 9.17; 13.9).
Pessoas comuns foram usadas como instrumento do Espírito Santo para fazerem coisas extraordinárias. Deus é fiel. Jesus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre!
O revestimento do poder do Espírito Santo torna a Igreja testemunha de Cristo:
Uma testemunha é alguém que relata o que viu, ouviu e sentiu (Atos 4.19-20). A palavra “testemunha” é usada mais 29 vezes no livro de Atos como substantivo e verbo. Quem é testemunha não fala a um juiz num tribunal simplesmente o que acha (suas opiniões). Ele está ali para falar o que sabe, e é só isso que interessa ao juiz.
A palavra “testemunha” também pode ser traduzida por “mártir”, e milhares e milhares de irmãos e irmãs têm selado seu testemunho em muitos lugares onde há grande perseguição, entregando a própria vida. Alguns do Povo de Deus recebem o dom e o chamado para o evangelismo, mas TODOS do Povo de Deus devem ser testemunhas e falar do Salvador Jesus para os perdidos.
Nem todo cristão sabe conduzir um pecador à fé e a uma decisão por Cristo, embora todos nós devamos nos esforçar nesse sentido. Repetindo: toda pessoa convertida a Cristo pode dar testemunho fiel do seu Salvador e Senhor.
Atos 1.8 apresenta também um esboço do livro, descrevendo – geograficamente – a propagação do Evangelho:
- De Jerusalém. (Atos 1 a 7);
- Para a Judeia e Samaria. (Atos 8 a 9);
- Depois para os gentios e até os confins da Terra. (Atos 10 a 28).
Não importa onde vivemos; revestidos do poder do Espírito Santo, devemos começar a testemunhar em casa e depois por “todo o mundo”. A Missão é do outro lado da rua e em todo o mundo.
Oitava Igreja, busque o revestimento do Espírito Santo. Revestida por Ele, avance e vença com Cristo!
– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular