Menu

Notícias

MISSÃO BOLÍVIA 2023

Quinze dias de imersão em uma cultura um tanto quanto diferente. Assim foram as duas últimas semanas de janeiro para os nossos vocacionados (@vocacionados.oitavaigreja), que protagonizaram – sob a liderança do Pr. Leonardo Lobo – a Missão Bolívia 2023. La Paz, capital boliviana, vem sendo o destino do grupo há alguns anos. Além do local, o objetivo tem sido o mesmo: levar o Evangelho de Cristo aos nossos irmãos bolivianos por meio de uma agenda recheada de eventos e atividades diversas. 

Durante os quinze dias de missão, tivemos muito tempo de evangelismo nas ruas e praças de La Paz”, relembra Marcelo Cruz (@marcelodscruz), coordenador do projeto. De acordo com ele, o trabalho foi desenvolvido em parceria com o ministério do Pr. Pedro Villarreal (Corazón Joven) e a Embaixada do Brasil na cidade. “Em uma semana, foram mais de vinte palestras e oficinas em diversas áreas. Também desenvolvemos algumas ações em duas universidades”, conta. 

A semana a que se refere Marcelo foi a “Semana de Arte y Cultura Brasil-Bolívia” (BRA-BO), cujo objetivo é promover atividades relacionadas à música, à dança, à gastronomia, à comunicação, ao empreendedorismo, ao esporte, à educação e, sobretudo, à fé. O evento, inclusive, tem seu próprio portal na Internet contendo suas principais informações, fotos e vídeos: brabointernacional.com. 

Contextualizando… 

La Paz é uma cidade que respira arte e cultura. É uma cidade linda, que nos surpreende positivamente. E a ideia era trazer elementos da arte e da cultura, elementos daquilo que representa o Brasil de uma forma muito intensa. E por isso nós criamos um evento que se chama: BRA-BO, a Semana de Arte y Cultura Brasil-Bolívia”, explicou Marcelo Cruz em entrevista para o documentárioO Jardim: perspectivas sobre a Semana de Arte e Cultura Brasil Bolívia – BRABO”, gravado durante a viagem. 

Um resumo do que rolou 

Nossos vocacionados desembarcaram em La Paz no dia 15/01 após uma desgastante viagem, já que parte do trajeto precisou ser feita de ônibus e de trem. E já no dia seguinte, a primeira programação: visita à Igreja Escudo de Fé. Um momento especial na presença do Senhor para começarmos a nossa jornada”, relatou o grupo em seu perfil no Instagram. 

O refrão “Não há lugar mais alto e maior do que estar em Teus pés” marcou as atividades no dia 18. Na companhia dos irmãos bolivianos da Igreja Escudo de Fé, os vocacionados saíram às ruas da cidade para pregar a Palavra; e o evangelismo não parou nos dias seguintes. 

No primeiro final de semana em solo estrangeiro, o grupo se dedicou às muitas oficinas de cultura brasileira.Deus nos deu várias oportunidades durante as palestras e atividades de falar do amor de Deus aos bolivianos”, relataram os vocacionados em publicação no Instagram. Com muita música e adoração, o trabalho evangelístico nas ruas continuou. 

Dias depois, uma noite de karaokê na sede da Embaixada do Brasil levou o grupo ao êxtase! Bolivianos tiveram seu primeiro contato com o Evangelho nesse momento. Ainda houve tempo para exposição de fotografias e aula de introdução ao forró. Uma mistura abençoada! 

Também foram realizadas palestras voltadas aos pastores e líderes locais. Temas como escola bíblica, células, mídias e evangelismo foram tratados em conversas e debates promovidos nas igrejas Nazareno e Escudo de Fé, e nas universidades Udabol e Univalle. 

O legado 

Nunca na história aqui na Bolívia, que eu saiba, nunca teve um evento dessa magnitude, desse alcance cultural e, principalmente, desse alcance de fé – não falando de religião, e sim de fé. 

(Pr. Pedro Villarreal) 

Foram várias as experiências, vários momentos que eu presenciei de nós estarmos na rua, e eu, particularmente, com a barreira da língua (idioma)… e Deus fazendo algo tão lindo em nosso meio! Usando as pessoas… e ver pessoas da nossa equipe abraçando mendigos, abraçando pessoas que, às vezes, ninguém queria abraçar… 

(Pr. Leonardo Lobo) 

Quando eu olhei para a multidão, tinha muita gente na praça, parecia um estádio de futebol. Aí, Deus me direcionou; eu olhei para o chão e tinha um mendigo. Na hora que eu olhei para ele, Deus me colocou uma profunda compaixão por ele e me falou: Vai lá, que é ele. (…) Depois, eu o vejo andando pela praça, do nada, com um sorriso… (…) fui até ele, e ele estava com um brilho [no rosto] e um sorriso radiante, que só o Espírito Santo pode dar. 

(André Luis, vocacionado) 

O que mais me marcou foi um culto na [igreja] Escudo de Fé, na primeira semana. Foi um culto aparentemente simples, mas a presença de Deus estava muito real, quase palpável. Eu não conseguia ficar de pé. 

(Sarah Lanza, vocacionada) 

Eu achei que a gente ia trazer algo, mas a gente recebeu muito, muito! O que mais me surpreendeu, que eu vou levar para a vida, é a receptividade… a igreja local que nos recebeu, as pessoas… aonde a gente ia, a gente era muito bem recebido. 

(Sara Julie, vocacionada) 

Eu estava na oficina de culinária; eu estava olhando pela janela e vi uma cruz muito pequena, em meio a construções e várias outras coisas… e Deus começou a ministrar no meu coração sobre os planos d’Ele, tão distantes às vezes… e muita coisa veio ao meu coração naquele momento… um tempo depois a gente fez o passeio de teleférico, e durante o passeio eu passei por cima da cruz… e Deus, na mesma hora, falou: sou Eu que te trago até aqui, sou Eu que realizo esses sonhos. 

(Michelle Brito, vocacionada) 

*Os depoimentos acima foram extraídos do documentário “O Jardim: perspectivas sobre a Semana de Arte e Cultura Brasil Bolívia – BRABO”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uQKwkY_XyBQ. 

Vocacionados 2023 

Já imaginou estar na próxima viagem missionária e ser usado por Deus para levar Sua Palavra a uma outra cultura? Para isso você precisa passar pelo Vocacionados, curso que prepara nossos futuros missionários para o campo. As aulas já começaram, mas ainda dá tempo de participar. Inscreva-se aqui ou ligue: 31-3449-8600, garanta sua vaga e torne-se um vocacionado!