Menu

Notícias

ORGANIZANDO SUA VIDA EM 7 PASSOS

(por Alê Rupf)

Início de um novo ciclo, uma nova etapa e a gente dá aquela revisada no fechamento do ano, avaliando tudo que vivemos, pontos positivos e pontos negativos, e sem perceber já nos pegamos tomando decisões para organizar o novo ano que se inicia.

Existem muitos materiais disponíveis relatando de forma clara como você pode organizar melhor a sua vida passo a passo. Hoje, quero trazer alguns alicerces para que, seja o que for que você precise organizar neste ano, você possa criar um planejamento e agenda que, acima de tudo, cumpra o propósito de Deus na sua vida e faça sentido para você.

 

1 – Deixe claro seus princípios e valores 

Isso mesmo! Em tempos de bonança, eles são nossa alegria e orgulho; em tempos de tribulação e desafios são o porquê, o que nos mantêm no caminho, são a energia que impulsiona e direciona nossas vidas.

Não se assuste se o que fizer sentido para muitos não fizer sentido para você, e administre a convivência de forma leve e positiva.

Ter clareza dos seus princípios te ajuda a manter o barco no rumo e a não deixar sua rotina ser tomada por coisas que não fazem sentido, assim fica mais fácil organizar e estabelecer as prioridades na sua vida e construir um caminho na direção dos seus propósitos.

 

2 – Transforme sonhos em metas  

Relembre seus sonhos, atualize-os conforme seus valores e responda às perguntas: olhando para seus sonhos e valores, você vem focando no que realmente importa? Olhando mais uma vez para seus sonhos e valores, escreva os principais objetivos que deseja alcançar. Essas serão suas metas.

 

3 – Metas claramente definidas

Metas precisam ser desafiadoras, precisam estar no nosso controle, devem ser específicas e mensuráveis ao longo do processo; precisam ser positivas, com prazos e datas claramente definidas.

Para organizar a realização da meta, você deve criar um plano de ação e uma agenda realista com todas as tarefas e o passo a passo para cada dia.

Preste atenção no que vou te falar agora: só isso não basta!

Muita gente chega até aqui e não realiza as metas. Por que isso acontece?

Executar o planejamento exige mais do que força de vontade. É preciso ter autoconhecimento para saber lidar com nossos próprios hábitos; criar uma nova rotina e organização exige que nos desapeguemos da prática de alguns hábitos.

Para você realizar essas metas é preciso autoconhecimento para gerenciar os gatilhos mentais que tiram você do planejamento e roubam sua energia. Para isso, fique atento em:

 

4 – Criar um ambiente favorável para cumprir a agenda facilitando ao máximo cada processo

Elimine perda de tempo e energia com decisões e processos que não afetam o objetivo final. Facilite o passo a passo para a execução de cada tarefa, prepare materiais, antecipe soluções para que o desânimo ou problemas não tirem você do cronograma.

 

5 – Mapeie os gatilhos que te fazem sair do plano

A cada queda no processo ou no planejamento, observe com clareza o que atrapalhou o plano e o que o impediu de destrinchar ao máximo as decisões e ações que não favoreceram. Tente identificar as verdadeiras emoções escondidas nessas ações, por exemplo: para alguns, sentar no sofá após o trabalho pode ser o gatilho para não fazer uma atividade que estava programada para aquele horário; para outros, não manter a geladeira abastecida com os itens corretos pode ser o gatilho para a alimentação inadequada; outros, ao pegar o telefone para ver aquela mensagem, podem se prender por horas fazendo algo que não estava programado. 

Identificou as ações? Agora vamos focar nos novos hábitos que nos ajudaram a não cair nesses hábitos antigos.

 

6 – Mantenha o foco no presente

Nossa mente muitas vezes pode nos levar a ter um gasto desnecessário de energia no passado, nos deixando tristes e sem esperança ou, por outro lado, pensando demais no futuro e nos deixando ansiosos e angustiados.

Pense: seu poder de ação está no tempo atual, no presente, e nele devemos manter a maior parte do nosso foco para ter toda a energia que precisamos para fazer o que deve ser feito com a melhor disposição. E cada passo realizado é importante por isso.

 

7 – Comemore cada vitória

Acompanhe o cumprimento da agenda e o desenvolvimento do plano de ação, e comemore cada conquista. Isso potencializará a dopamina, importante neurotransmissor que atua no sistema nervoso central, provocando sensação de prazer e  motivação. Então, comemore cada vitória com pequenas premiações coerentes que te darão ânimo.

O Oitavo passo vem de bônus:

 Lembre-se de não se sobrecarregar. A vida é agora, por isso é muito importante ter prazer e satisfação naquilo que fazemos. O importante é caminhar rumo aos seus propósitos estando firmado em seus valores e aprender a apreciar a vista enquanto segue a jornada.

Para quem está subindo a montanha certa…

O caminho pode ser tão prazeroso quanto a chegada. Então, aproveite o caminho!