IGREJA, A FAMÍLIA DE DEUS
“Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda a família nos céus e na terra.” (Efésios 3.14)
- A igreja é uma família. Cada membro da igreja recebeu do Eterno sua filiação. O novo nascimento é o que nos habilita a ser da família de novo. Nascer de novo é receber um novo coração do Pai. É render-se a Cristo. É ser de todo coração um seguidor de Jesus. Nele está nossa identidade.
- Temos irmãos e irmãs. Se somos família, logo somos irmãos de todos que nasceram de novo. Somos irmãos uns dos outros. Somos irmãos dos animados, somos irmãos dos desanimados; somos irmãos dos fortes, somos irmãos dos fracos; somos irmãos dos certinhos, somos irmãos dos “erradinhos”; somos irmãos dos saudáveis e somos irmãos dos enfermos; somos irmãos dos duros, somos irmãos dos quebrantados; somos irmãos dos egocêntricos, somos irmãos dos generosos. Somos irmãos! Na igreja não há perfeição; há perdão, aceitação, reconciliação, cuidado e amor.
- Cada um coopera para cumprir a missão. Cada um tem seu papel e seu lugar no projeto local, nacional e global. Não podemos ser como as crianças da família biológica que querem tudo do jeitão delas. Na igreja, pode-se achar por exemplo que o mais importante é o ministério que “você” participa: “se participar do ministério ‘X’, então este é o mais importante”. O que une a família é o projeto comum e a missão. Quando cada um cresce e ajuda a igreja, ela vira mesmo uma família, independentemente de seu tamanho.
- Cada um coopera e serve com alegria. Uma igreja com muitos membros dificulta e facilita a vida em família, escreveu o pastor Israel Belo. E acrescentou: uma igreja grande tem mais cultos, tem mais festas, tem mais encontros, tem mais ministérios. Como fazer parte da família da fé se ela é grande? É como uma família biológica, com muitos irmãos e primos. Há famílias em que os parentes não se conhecem porque não querem se conhecer. Na igreja, para ser parte da família, é preciso:
* Gostar de estar com as pessoas;
* Agir para estar com as pessoas;
* Não deixar de congregar;
* Voltar a congregar;
* Procurar os irmãos;
* Envolver-se em um ministério;
* Participar de uma célula;
* Não ser sensível demais;
* Renovar o bom ânimo constantemente;
* Evangelizar dedicadamente;
* Consolar bondosamente;
* Contribuir generosamente;
* Orar fervorosamente;
* Servir amorosamente;
* Aprender humildemente;
* Santificar diariamente;
* Estar pronto para partir corajosamente.
Mas enquanto aqui, no “primeiro andar”, viver apaixonadamente para a glória do Nome de Cristo, nosso Senhor que estará conosco cada dia do ano de 2022.
Família Oitava Igreja, avancemos, afirmando que, no poder do Espírito, nossa família frutificará! Amém e amém.
– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular