Menu

Notícias

Não entristeçais o Espírito Santo

“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.”  (Romanos 8.6 – Nova Versão Internacional – NVI).

Você já foi entristecido por alguém que amava? É certo que sim! E você já entristeceu alguém que amava? Também suspeito que a resposta seja “sim”.

Tristeza tem a ver com afeto, e somente entristecemos ou somos entristecidos de verdade quando estabelecemos um relacionamento de amor com alguém.

A vida é feita de escolhas. Escolhas boas resultam em coisas boas, mas se as escolhas forem ruins, os resultados acompanharão tais decisões. Desse modo, quando você vê a quem ama fazendo escolhas erradas, você se entristece. Ela não fez nada de mal com relação a você, mas está fazendo mal a si mesma, e isso é suficiente para que você seja tomado de profunda tristeza. É lógico que, muitas vezes, você se entristece à toa e sem razão, pois seus julgamentos são falhos. Você entende que a decisão da pessoa amada não é boa, mas lá na frente descobre que o errado era você e que a escolha dela foi acertada.

A vida é feita de escolhas. Encha-se do Espírito Santo! É Ele quem nos leva à intimidade com Deus e nos coloca em condições de se relacionar com Ele.

Quando aplicamos essa mesma relação ao Espírito Santo de Deus, não temos dúvidas de que ele sabe exatamente o que é melhor para nós. Ele conhece a mente de Deus, e inclusive intercede por nós diante dEle, porque nos ama. O capítulo 4 da carta do apóstolo Paulo aos efésios que contém a ordem “Não entristeçam o Espírito Santo” fala o tempo todo acerca das duas maneiras de viver: com Cristo ou sem Cristo. Quando o cristão se inclina para a antiga maneira de viver sem Cristo, ele entristece o Espírito de Deus, pois tomou o caminho errado. A antiga maneira de viver tem a ver com o coração insensibilizado quanto ao pecado, que volta a se vestir das impurezas, da mentira e da enganação, do furto, da linguagem torpe carregada de duplos sentidos, e maledicências (falando mal dos outros), das gritarias e calúnias, da impaciência e da completa falta de controle de si mesmo. Viver assim nos leva à morte, pois “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.” (Romanos 8.6 – NVI).

Se você ama o Espírito de Deus, você não quer entristecê-lo, e sim, alegrá-lo. Como fazer isso? Você deve renovar o seu jeito de pensar e se revestir “… da nova pessoa, criada para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios 4.24 – NVI). Esta nova pessoa é criada quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, quando ela se dedica à vontade de Deus, ao amor, à alegria e à paz.

Encha-se do Espírito Santo! É Ele quem nos leva à intimidade com Deus e nos coloca em condições de se relacionar com Ele. Quer alegrá-Lo? Comece promovendo mais amor, alegria e paz dentro de sua própria casa.

Pr. Iury Guerahrdt    |    priury@oitavaigreja.com.br