COVID-19: QUAL A MELHOR VACINA?
A melhor vacina contra a Covid-19 é aquela que está à disposição em sua região. Caso ainda não tenha recebido a primeira dose do imunizante, fique bem atento ao site e às redes sociais da prefeitura de sua cidade, mantenha-se informado sobre o andamento da campanha de imunização… e VACINE-SE! Quanto mais pessoas vacinadas, independentemente da marca ou origem da vacina, menor será a circulação do vírus.
Carta aos vacinados
A vacinação contra a Covid-19 caminha. Até o dia 25 de agosto, 27% da população brasileira já havia sido totalmente imunizada – com duas doses ou dose única; e, no mesmo período, outros 59% haviam recebido a primeira dose da vacina. O avanço da imunização, ainda que lento, tem permitido certa flexibilização nas medidas de contenção da pandemia – no Estado de São Paulo, por exemplo, estabelecimentos comerciais voltaram a funcionar sem restrições de horário desde 16/08.
Aqui na capital mineira, a circulação de pessoas nas ruas é crescente e claramente perceptível. Por isso, devemos estar atentos ao fato de que as medidas de proteção contra a doença – uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento – devem ser mantidas por quem já recebeu uma ou duas doses da vacina. Afinal, não há garantia de que pessoas vacinadas não possam transmitir o vírus, sabe por quê? Porque a maioria dos imunizantes combate o adoecimento, e não a infecção.
Então, para que a circulação da Covid-19 seja reduzida – pelo menos até que a maioria da população esteja completamente imunizada -, é preciso continuar evitando aglomerações, respeitando e seguindo à risca todas as medidas de segurança. Ah, e claro, não se esqueça de orar pelo andamento da campanha de vacinação, pelo pleno funcionamento do sistema de saúde, e pela conscientização e colaboração de todos. Estamos combinados?
Fontes: Instituto Butantan, Ministério da Saúde, Faculdade de Medicina da UFMG; com informações do G1.