Menu

Notícias

PANDEMIA NA ADOLESCÊNCIA

A vida do adolescente sempre foi repleta de desafios. Porém, desde o início da pandemia da Covid-19, as tensões se agravaram e a vida de muitos deles tornou-se ainda mais complexa. 

Juliana Dias (idade), integrante da Rede de Adolescentes da Oitava (READ), define o período de pandemia como uma “montanha russa”. Ela conta que, “embora tenha tido mais tempo para ficar em casa e ter momentos a sós com Deus, enfrentou desânimo e até frieza espiritual”.

Também integrante da READ, Elias Nacif (17) ressalta que, apesar da suspensão dos cultos presenciais e da migração das reuniões para o ambiente on-line, a comunhão com o Senhor não foi abalada. “Para quem estava realmente interessado em se encontrar com Deus, até que não fez tanta diferença [a realização de cultos on-line], porque a READ manteve contato com os adolescentes”, revela.

Assim como as igrejas, as escolas tiveram de se adequar ao mundo virtual. E para esses adolescentes, como foi estudar diariamente na frente do computador? “Sendo bem sincera, foi bem cansativo. Acredito que grande parte dos adolescentes está cansada dessa rotina de aulas em EAD (Educação à Distância). Tem sido complicado, mas continuamos firmes e fortes, pois acreditamos que logo tudo isso vai acabar”, afirma Juliana.

Os encontros semanais e antes quase diários com os amigos é outro ponto a se destacar. Marcar aquela “resenha”, comer uma pizza e jogar videogame com os “parças” tornou-se praticamente impossível, já que a pandemia restringiu quaisquer tipos de aglomeração. “Tem sido difícil ficar sem ver os amigos. De certa forma a gente não perde o contato porque existem as redes sociais, mas não é a mesma coisa. Apesar da distância, nos mantivemos ‘juntos’, orando uns pelos outros e fazendo devocionais on-line”, diz Elias.


DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO

Todos os anos, sempre no 4º domingo do mês de julho, é comemorado o Dia do Adolescente Presbiteriano – em 2021, a data é celebrada em 25/07. E os exemplos da Juliana e do Elias, ambos da Rede de Adolescentes da Oitava (READ), nos mostram que, independentemente da fé que professam, esses jovens precisam de atenção e, claro, de muita oração.

Portanto, marque no seu calendário o dia 25 de julho e separe um tempo para clamar em favor dessas vidas que, diante de tanta incerteza quanto ao futuro, podem sofrer distúrbios como ansiedade e depressão. Peça ao Senhor Jesus para cuidar da saúde física e mental desses meninos e meninas, para que eles não se desviem dos caminhos do Eterno e permaneçam saudáveis, física e espiritualmente.