Menu

Notícias

Você conhece o DIP?

DIP é a sigla para o Domingo da Igreja Perseguida, um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos. Promovido pela missão Portas Abertas, organização mundial cristã que trabalha em apoio aos cristãos que sofrem perseguição pelo mundo, o DIP é realizado anualmente, sempre no domingo após o Pentecostes. Em 2021, ocorreu no dia 30 de maio. 

De acordo com os dados do Portas Abertas, no mundo, mais de 260 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição por causa de sua fé, podendo ser: proibição do acesso ao consumo de água, ou ainda, em casos mais extremos, a morte. Essa violência, maus-tratos e opressão, por razões da crença em Jesus ou para serem impedidos de pregar o Evangelho, é o que caracteriza a perseguição.

Todos os anos é escolhido um tema para o DIP. Esse ano, foi sobre os cristãos presos, com destaque para três países: Coreia do Norte, Eritreia e Irã. A China e o Paquistão também constam na lista de países que mais aprisionam cristãos. A informação é de que, entre outubro de 2019 e setembro de 2020, data da última pesquisa feita, um total de 4.277 cristãos foram detidos ou condenados por causa de sua fé.  

Cativeiro, trabalhos forçados e tortura são alguns dos riscos que os cristãos sofrem na Coreia do Norte. Na Eritreia, país da África com 2,5 milhões de cristãos entre os 5,4 milhões de habitantes, nossos irmãos são postos em contêineres ou túneis subterrâneos e deixados ao sol e ao frio em condições desumanas. Vistos como inimigos do Estado, no Irã os cristãos são proibidos de compartilhar sua fé com outras pessoas, sob ameaça de ir para a prisão, onde são tratados como animais. 

É por esses e tantos outros motivos que a igreja brasileira é chamada para clamar em favor dessas pessoas. Lembre-se de orar por nossos irmãos que sofrem perseguição, para que Deus fortaleça a fé de cada um deles, sustente suas vidas, ajude-os seja qual for a situação e pela liberdade de culto e de pregação nos países onde os cristãos são mais perseguidos.

Tenha fé de que o Espírito Santo não pode ser detido, assim, apesar da situação nesses e em tantos outros países, Ele continua e continuará fazendo a Obra de converter, fortalecer e usar cristãos para combater o bom combate do Nosso Senhor Jesus Cristo.