INPUT CEREBRAL – VENCENDO O VITIMISMO
Coisas ruins aconteceram na sua infância. Sim, sua esposa ou namorada ou namorado foi embora. Sim, você foi demitido. Sim, você sofreu uma perda. Mas Deus quer que você tenha a mentalidade de que, como filho dele, coisas boas também aconteceram a você. Como filho dele, você é um herdeiro de Deus e co-herdeiro de Jesus. Você é um filho ou filha de Deus. Você tem o poder de Cristo em sua vida para ajudá-lo a vencer!
“Bem, eu me machuquei. Eu estava emocionalmente ferido. Fiquei muito triste com o que aconteceu. Então você precisa vir a Jesus e ser curado. Ele é o bálsamo de Gileade. Ele pode enxugar suas lágrimas. A diferença entre um vencedor e alguém que sucumbe a ser uma vítima é se eles estão dispostos a vir e ser curados e então adotar a mente de Cristo.
Algumas pessoas gostam de ser a vítima. Se eu chegar a ser a vítima, o abusado, o certo, o incompreendido, a vítima e o injustiçado, então, não terei que ser responsável por mim mesmo. É simples assim.
As pessoas que se sentem vitimizadas são, frequentemente, pessoas que se tornaram negativas e desenvolveram um forte senso de direito.
Aqui estão algumas outras maneiras de identificar a mentalidade de uma vítima:
- O pensamento da mentalidade da vítima será visto em como eles falam. Elas geralmente se esforçam muito para compartilhar seus problemas e negatividade com você.
- Pessoas com mentalidade de vítima são extremamente egocêntricas. Elas raramente ou nunca perguntarão algo sobre você. Você pode sentar-se com essas pessoas por algumas horas conversando e nunca lhes ocorrerá perguntar algo sobre sua vida.
- A mentalidade de vítima faz com que alguém se queixe de tudo o que acontece com ele. Nada é culpa deles.
- O pensamento da mentalidade de vítima faz com que elas se apeguem a todas as injustiças, feridas, dores e se recusam a desistir.
Afinal, a mãe deles teve que criar 10 filhos e eles não tinham as roupas mais bonitas. Eles não foram criados na melhor vizinhança, então, se continuarem se metendo em problemas, não é culpa deles. “Meu pai tinha tal temperamento, e é por isso que tenho o direito de mostrar minha raiva”. Eles têm uma mentalidade de vítima ao invés de uma mentalidade de vencedor. Não estou menosprezando os fatos da criação de alguém. As pessoas são abusadas e algumas pessoas sofrem.
Estou dizendo uma boa notícia! Deus não quer que a vitimização ou sofrimento que você experimentou afete toda a sua vida. Deus quer você livre.
Você pode superar a mentalidade de vítima!
Pr. Roberto Santos • Pastor Auxiliar