Menu

Notícias

QUAL O PAPEL DA MULHER NA IGREJA?

NO MÊS EM QUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, BUSCAMOS ALGUMAS RESPOSTAS SOBRE O ASSUNTO.

Enquanto o mundo se questiona sobre a identidade, o papel e os direitos da mulher, a igreja, que conhece a Palavra do Senhor, sabe responder a essas questões de maneira prática: a partir das verdades bíblicas.

E é ali, nas Sagradas Escrituras, que, cada vez mais, as mulheres precisam se debruçar para encontrar as respostas que apenas Deus pode dar, afinal, quem mais poderia falar sobre sua criação, senão aquele que a planejou e formou?

Além disso, as mulheres crentes precisam se posicionar frente aos questionamentos sobre feminilidade, que, às vezes, encontram brechas até mesmo dentro da igreja. Conhecendo a Deus, sabendo quem são e orientadas quanto aos seus propósitos, as mulheres podem, então, ajudar outras que ainda não se encontraram neste caminho.

Sobre este assunto, conversamos com algumas personalidades atuantes na Oitava Igreja, que, a partir de seus ministérios, demonstram toda a capacidade, força e obediência ao Senhor no cumprimento de seu chamado.

“Hoje sou membro da Comissão de Comunicação da Oitava e o meu papel é apoiar, dar suporte, garantir e observar para que todas as metas que o ministério tenha estejam alinhadas à missão da igreja: ser bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo.

Deus nos criou com características, perfis comportamentais diferentes. E nossas habilidades cooperam muito com a igreja, dentro daquele perfil que nós temos, que, muitas vezes, nós mesmas não damos valor mas que é um presente do Senhor para nossas vidas e para a vida em comunidade, para a igreja. Então algumas vão ter mais características de mais comando, objetividade, assertividade. Outras vão ter características de comunicação, extroversão, entusiasmo, sociabilidade, persuasão. Outras terão características de organização, detalhismo, prudência e concentração. E há outras: empatia, paciência, persistência, planejamento. Cada uma de nós, com esses perfis diferentes, e algumas de nós com características de vários desses perfis, vamos cooperar para a igreja do Senhor, que tem como objetivo máximo o Caminho que o Senhor nos colocou, o Ide por todo mundo e pregai o Evangelho. E isso, em todas essas características que temos, em várias áreas de atuação na igreja, vários ministérios diferentes, Deus irá usar cada uma dessas características, desses dons preciosos que ele nos deu.” – Alê Rupf

“Eu tenho sempre a intenção de executar tudo que eu faço de forma que Cristo seja glorificado. É claro que muitas vezes eu fracasso nessa intenção, mas esse é o meu alvo. Ao longo da minha caminhada cristã o Senhor me honrou com líderes e pastores incríveis e eu vejo isso como muita responsabilidade. Tenho sempre em mente um slogan da Jocum: ‘Luz é igual a responsabilidade’. O Senhor, ao longo da minha caminhada cristã, tem me dado muita luz. E eu procuro viver com a responsabilidade que honre essa muita luz que eu tenho recebido.

Eu creio que o papel da mulher na igreja, como o papel da mulher na família e na sociedade, deve ser o papel de uma mulher idônea. Se ela tiver idoneidade para viver dentro de casa, na sociedade, na igreja, viver o que a Bíblia forja no caráter dela, essa mulher pode se considerar bem-aventurada. E eu acho que essa é uma meta que toda mulher deveria perseguir.” – Arthemis Silva

“Hoje tenho auxiliado a Oitava na liderança da área de missões, onde sirvo há 25 anos. Também procuro ingressar nas equipes de evangelismo, como os trabalhos realizados no período de Carnaval, Finados e outros feriados. Quando é possível, busco o ministério de mulheres para praticar a ajuda, assistência e orientação às pessoas que chegam para os cultos. Como presidente do Conselho Missionário, trabalho na mobilização e despertamento de toda a igreja para a obra missionária. Nessa área tenho atuado no mentoreio e cuidado do vocacionado e do missionário desde o chamado até o campo, no ensino e na intercessão por missões.

No Reino, o discípulo de Cristo ocupa o papel de cooperar e auxiliar a Deus em sua tarefa de avançar. Assim, a mulher, como serva de Deus, pode e deve ocupar o seu espaço de auxiliadora. Auxiliar é prestar assistência, oferecer ajuda e assistir. Na Oitava Igreja você descobre vários ministérios para a mulher que deseja cooperar. Os seus dons e talentos são preciosos e, se somados a outros, se transformam em uma potência para a glória de Deus. O mais importante é o coração disposto e obediente a Jesus, entendendo que o seu primeiro chamado é para ser serva de Jesus. Descobrir em qual área trabalhar, então, passa a ser um detalhe.” – Célia Laranjo

“Sou professora de Missiologia no Centro de Treinamento da Oitava (CETRO) desde 2019. O convite foi feito pelo fato de eu ser missionária da WEC Brasil/Missão AMEM. Quando convidada, também ministro a Palavra de Deus. Já ministrei no Encontro das Déboras, na Tarde da Esperança e no culto dos Jovens Adultos.

Em tudo Deus tem um propósito. E quando ele nos coloca em uma determinada igreja (denominação), não é diferente. Michael Horton disse que ‘a igreja não é um grupo de amigos que você escolheu; é um grupo de irmãos que Deus escolheu para você’. Sendo assim, a mulher precisa saber qual é o seu lugar no Corpo de Cristo, isto é, seu ministério, dons e talentos dados pelo Senhor, e colocálos à disposição da igreja a qual está servindo. E aquelas que ainda têm dúvida ou não sabem, podem começar seguindo a dica de Eclesiastes 9.10: ‘Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças’.

A mulher pode (e deve) ocupar o espaço que lhe é permitido dentro da igreja. Ela tem imenso valor para o Reino e pode ser extremamente útil no serviço cristão (Gl 3.28). Toda mulher foi capacitada por Deus para atuar na expansão do Reino de Deus na terra. É importante frisar que, no Reino de Deus, mulheres não competem com homens. Cada um ocupa seu espaço, conforme determinado pelo Cabeça da igreja: Cristo. Ela só precisa encontrar esse espaço e produzir muitos frutos.” – Elza Reis

Se inspirou nas histórias acima? Ainda não encontrou seu propósito ou descobriu seu chamado ministerial? Resta alguma dúvida sobre seu papel e identidade na sociedade ou na igreja? Ore ao Senhor e busque orientação! A Oitava está pronta para te receber e te auxiliar por meio de um atendimento pastoral ou acompanhamento por parte do Ministério de Mulheres. Entre em contato com a secretaria e agende um horário: 31 3449-8600.

Neste mês especial, queremos parabenizar a todas as mulheres da Oitava! Um feliz dia! Que a certeza e segurança de sua identidade e de seu propósito estejam sempre no Senhor!

“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” (Pv 31.30)