COMO BUSCAR A DEUS?
“ANTES, CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA A GLÓRIA, TANTO AGORA COMO NO DIA ETERNO.” (2 PE 3.18)
“Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer”. Se você foi uma criança na igreja, com certeza, cantou este corinho na Escola Dominical e ainda pode se lembrar dos gestos que fazia em cada parte da canção. O que é visual marca a memória dos pequenos, que devem carregar os ensinamentos pela vida toda.
A leitura da Palavra e a oração são os principais meios para conhecer a Deus. São os chamados “meios da graça”, pelos quais recebemos bênçãos do Senhor, mas por onde também podemos buscálo, encontrá-lo e cultivar um relacionamento íntimo com o Pai.
Deus quer ser conhecido e se apresenta a nós por meio das Sagradas Escrituras, mas o conhecimento de Deus diferencia-se do conhecimento sobre Deus. É possível saber de cor seus atributos e leis, mas falhar na proximidade e obediência à sua Palavra. Por isso, mais do que o conhecimento técnico, é preciso conhecimento empírico, experiência e caminhada com o Senhor.
Sabemos que Deus é santo, justo, fiel, onipotente, onipresente, onisciente… Sabemos que ele é misericordioso, amoroso, perdoador e generoso. Sabemos que ele é nosso Pai, criador e sustentador. E que ele, por tamanha bondade, pôs em nós alguns de seus atributos, para que os comunicássemos ao mundo.
Ouvimos desde muito cedo sobre as histórias de redenção e transformação na Bíblia, e, quando Cristo nos encontra, passamos a ter nossas próprias histórias com o Pai. Como ele nos regenerou, como mudou nossa mente e coração e como tem nos ajudado em nossa santificação, por meio da obediência aos seus mandamentos.
Conhecer a Deus envolve, a partir da leitura da Bíblia e da oração, reconhecer nossa pequenez diante de sua glória; nossas faltas e pecados, que nos afastaram dele; mas, também, sua misericórdia sem fim que nos proporciona reaproximação, salvação e vida eterna em Cristo.