Busque a plenitude do Espírito Santo
Há uma distinção bíblica entre “ter” o Espírito Santo e “ser cheio” do Espírito Santo. Toda pessoa que experimentou o novo nascimento tem o Espírito Santo: “esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.12-14).
O novo nascimento é uma obra que passa no íntimo da personalidade, onde o Espírito Santo cria a nova vida em Cristo e passa a agir no íntimo, no interior da natureza humana: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.19).
Naquele que nasceu de novo, o Espírito Santo testemunha no íntimo da pessoa que, de fato, ela é uma nova criatura: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9; 1); “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8.11).
Quem nasceu de novo, pois, recebeu o Espírito Santo: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.15-16).
Entretanto, a Bíblia ordena a todo nascido de novo: “enchei-vos do Espírito Santo” ou literalmente “deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5.18); E todos foram cheios do Espírito Santo (At 2.4); tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (At 4.31); Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo (At 9.17); Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé (At 11.24); E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (At 13.52).
“A diferença entre ter e ser cheio do Espírito Santo é a mesma diferença entre comprar uma casa e mudar para uma casa. Ser cheio do Espírito Santo não se trata de possuir uma maior dose do Espírito Santo, mas o Espírito Santo possuir uma parte maior da nossa personalidade. Infelizmente, não lhe oferecemos todas as chaves para que tenha acesso livre em todos os sucessos de nossa vida. É preciso que ele disponha de tudo, porquanto não se trata de um hóspede qualquer, mas do próprio dono da nossa existência” (Oswald J. Smith – A concessão do poder).
Cada crente e toda a igreja, pastores, líderes e missionários precisam da plenitude do Espírito Santo. Devemos buscar e viver uma vida no poder do Espírito Santo.
“Vem Espírito divino, grande Ensinador!
Vem, descobre as nossas almas, Cristo o Salvador
Santo Espírito, ouve com favor!
Em poder e graça insigne obre o Teu amor
Vem demole os alicerces, da enganosa paz;
Aos errados concedendo Salvação veraz.
Vem reveste a Tua igreja, de poder e luz;
Vem atrai os pecadores, ao Senhor Jesus.
Maravilhas soberanas, outros povos vem;
Oh! derrama a mesma benção, sobre nós também”
(Fanny Crosby)
Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular