Menu

Pr. Jeremias

EVANGELIZAÇÃO E ORAÇÃO

“Muito pode, por sua eficácia, a oração de um justo.” (Tg 5.16)

A oração particular de cada pastor, de cada líder da igreja e de cada crente é um dos fatores que mais tem contribuído para a realidade dos avivamentos e para a conquista de vidas por intermédio da pregação do Evangelho de Cristo.

O Senhor Jesus Cristo, antes de dar início ao seu exponencial ministério, passou 40 dias e 40 noites em oração secreta e jejum. A Bíblia relata que, após esse tempo, “grandes multidões o seguiam”, atraídas pelo poder extraordinário de sua palavra. O derramar do Espírito em Pentecostes foi precedido de muita oração e clamor ao Deus vivo. O ministério de Paulo foi regado por uma vida de oração a ponto do mesmo afirmar que orava dia e noite (II Tm 1.3). A reforma do século XVI foi resposta de Deus às orações de milhares de homens e mulheres despertados pelo Espírito Santo, que suplicaram a Deus uma renovação espiritual naqueles dias medievais.

Biografias de Martinho Lutero afirmam que ele orava pelo menos três horas por dia, e, quanto mais trabalhava, mais orava. Milhares de vidas foram levadas aos pés de Cristo por intermédio das orações e da pregação bíblica do grande reformador.

John Knox orava: “Dá-me a Escócia, ou eu morro”. Ele orou assim com grande agonia de alma por várias noites seguidas, sentindo o peso no coração do caos espiritual de seu país. Molhava suas roupas com seu suor quando orava noite e dia e, como consequência disso, por bondade divina, a Escócia experimentou um grande avivamento e milhares foram salvos pela fé em Cristo Jesus.

As orações de John Wesley, seus companheiros e muitos irmãos e irmãs motivaram o despertamento espiritual da Inglaterra, onde se iniciou o metodismo, e arrancou o país do paganismo incrédulo, da imoralidade e do materialismo destruído. Um dos fatores pelos quais a Inglaterra é lembrada como um país onde se originou um grande movimento das missões modernas.

Orar, de fato, é penetrar o impossível.

Sigamos, irmãos, buscando ao Deus vivo em oração, jejum, consagração e santificação. O Deus da Bíblia é o nosso Deus. O Deus que derramou o avivamento em tantos lugares é o mesmo Deus. O Deus que tem transformado a vida de milhões ao redor do mundo está vivo e atuante em resposta às orações de seu povo.

Se ele ouviu o clamor de crentes piedosos no passado, é certo que ouvirá os crentes piedosos e fiéis de hoje. Suas promessas continuam atuais. Seu desejo de abençoar e usar sua igreja continua intenso.

Façamos como nos instrui a Santa Palavra e nos encoraja o testemunho da história dos avivamentos. A Palavra de Deus diz: “Provai e vede que o SENHOR é bom”, ele está atento e de prontidão para responder a uma igreja fervorosa na oração e desejosa de ganhar almas para Cristo.

Clamemos e preguemos o Evangelho de Cristo. Com certeza ele nos responderá. Amém e Amém.

(Inspirado em um texto do Rev. Wilson de Souza)

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular