Menu

Estudos e artigos

JERUSALÉM – EXPANSÃO – UMA IGREJA PARA AS NAÇÕES

“…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8)

A Igreja é a reunião dos santos, também é o corpo de Cristo, destinada a manifestar a obra da redenção. A palavra “Igreja”, tanto no hebraico (qahal ou Kahal) como no grego ekklesia (ek e Kaleo), tem o mesmo significado: “chamar” o “chamado para fora”.

Isso é muito bacana. Deus escolhe um povo para ser seu e os santifica, depois chama este povo para fora. Ao lermos a Bíblia, podemos ver isso acontecer em vários textos, principalmente no Novo Testamento.

O texto de Atos 1.8 descreve bem essa situação. As palavras de Jesus vêm em tom de promessa e deixa bem claro que o avanço da Igreja deve-se ao poder do Espírito Santo de Deus. No capítulo seguinte, vemos o cumprimento da promessa de Jesus com o dia de Pentecostes. E o verso 4 diz: “…ficaram cheios do Espírito Santo…”.

Isso aconteceu a partir de Jerusalém, passou pela Judéia, Samaria e já está nos confins da terra. A Igreja de Cristo se tornou global. Agora cheia do Espírito Santo, ela está pronta para ir para fora, refletir a glória de Deus e manifestar a obra redentora de Cristo.

A História mostra tantas perseguições contra a Igreja, mas o seu Dono é o mesmo que governa e escreve a História. Ele só estava expandido a sua obra pelo mundo.

A Igreja de Jesus Cristo é triunfante, não por causa dos seus membros, mas por causa do seu Dono. Ele comprou para si cada um daqueles que o Pai elegeu e os lavou no seu sangue. Por isso, não há nada que a impeça de seguir adiante.

A Igreja de Jesus tem chegado a lugares que você talvez tenha dificuldade para imaginar, onde o povo pode se expressar livremente, como no Brasil, e em lugares onde os irmãos não têm tanta liberdade. Mas Deus a tem usado para refletir a obra redentora de Cristo. Tantas vidas, famílias e até nações têm sido transformadas pelo Senhor por intermédio dessa presença.

O mesmo Espírito que encheu aquele povo em Atos 2, nos enche nesses dias. Isso nos dá a oportunidade de fazer parte da história e obra de Cristo por meio da Igreja. O Espírito continua a proporcionar o avanço da Igreja entre as nações. Uma Igreja para as nações só acontece na força do Espírito Santo.

Lic. Leonardo Lobo Sales • Licenciado