AFINAL, O QUE É A LICENCIATURA?
Na última edição da Oitava Revista apresentamos o mais novo membro da equipe pastoral da Oitava, o Licenciado Leonardo Lobo. Mas o termo pode não ser familiar e surge a dúvida: afinal, o que é um licenciado?
Segundo o Manual Presbiteriano, que explica o passo a passo para tornar-se um Pastor Presbiteriano, a licenciatura é como um período de experiência para o candidato ao pastorado.
Após a conclusão do curso de teologia no Seminário, o candidato é examinado pelo Presbitério de origem, sendo avaliado sobre os motivos que o levaram a escolher a área e seus conhecimentos nas disciplinas estudadas. Ele ainda deve apresentar uma exegese no texto original, uma tese de doutrina da Confissão de Fé de Westminster e um sermão em público.
Sendo aprovado, o licenciado é enviado para seu campo, ficando por determinado período, designado pelo presbitério, no cargo e sob a tutela eclesiástica de um pastor da igreja onde trabalhará.
Após a licenciatura, é realizado novo exame de experiência religiosa e sermão público. Assim, se aprovado, ele pode ser ordenado Pastor ou, se julgarem necessário, passar por mais um tempo na licenciatura.