Menu

Estudos e artigos

Cheios do Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO, DEUS VIVENDO EM NÓS!

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1 Co 3.16)

O Espírito Santo é conhecido como a terceira pessoa da Trindade. E ela é um mistério apresentado pelas Escrituras Sagradas. O termo busca traduzir a ideia da unidade formada por três pessoas divinas. Assim, Deus é um só e coexiste em três pessoas, a saber: Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo (1 Jo 5.8).

Parece que temos mais facilidade para definir e falar sobre Deus Pai e sobre Jesus Cristo. A pessoa do Espírito Santo muitas vezes não é compreendida e, muitas vezes, mal compreendida. Mas neste ano, em especial, aprenderemos mais acerca dele. Por isso, em 2020, participe dos cultos, de um GCOI (Grupo de Crescimento da Oitava) e das diversas programações que oferecemos. Contudo, não pense que queremos apenas fornecer conhecimento teórico sobre o Espírito Santo. Desejamos de todo o nosso coração que a Oitava Igreja experimente um nível mais profundo no relacionamento com o Espírito Santo de Deus, se submetendo à sua direção e à sua vontade.

O Espírito Santo é Deus e é uma pessoa. Muitos o veem apenas como uma força, um poder, uma luz ou uma energia. De certa forma, ele é tudo isso, mas não só isso. O mais importante: ele é Deus, uma pessoa e se relaciona conosco.

Resumidamente, quero apresentar alguns textos bíblicos e considerações sobre o Espírito Santo como Deus e como pessoa:

Quanto à sua divindade, fica claro no relato sobre a mentira de Ananias e Safira que o Espírito Santo é Deus, veja: “Então perguntou Pedro: ‘Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo…? […] Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus'” (At 5.3-4). Mas vemos também nas Escrituras atributos divinos aplicados ao Espírito, como por exemplo, a onisciência, a onipresença e onipotência.

Quanto à sua pessoalidade, alguns textos atribuem a ele sentimentos e ações humanas, como: a) Tristeza, “E não entristeçais o Espírito de Deus…” (Ef 4.30); b) Ciúmes, “É com ciúme que por nós anseia o Espírito…” (Tg 4.4-5); c) Empatia, “o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza…” (Rm 8.26-27); d) Comunicação, “disse o Espírito Santo: Separai-me agora o Barnabé e a Saulo” (At 13.2); e) Vontade própria – os dons são concedidos de acordo com a sua vontade (I Co 12.11); f) Amor, “Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito” (Rm 15.30).

Agora, sabendo quem é o Espírito Santo, vamos pensar sobre sermos a sua morada. Há muitas referências na Bíblia que confirmam isso. Vou citar alguns versículos:

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1 Co 3.16);

“… vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês.” (Rm 8.9);

“Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” (2 Tm 1.14)

Jesus fala sobre o envio do Consolador que pode ser aplicado como um cumprimento das suas palavras: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20)

Em Efésios 4.30 e 1.13 está escrito que somos selados pelo Espírito Santo.

“O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5.5)

Outros textos poderiam ser apresentados e explorados, mas estes são suficientes para nos tornar conscientes da realidade sobrenatural que experimentamos. Temos o Deus Soberano, Todo-Poderoso, Santo, Perfeito e cheio de amor habitando em nós.

Mas em quem o Espírito habita? Tudo começa com a nova vida que recebemos por meio da sua ação em nós. Estávamos mortos e ele nos deu vida; éramos cegos e surdos, ele abriu os nossos olhos e ouvidos; tínhamos um coração duro como pedra, ele foi arrancado para recebermos um coração de carne; vivíamos na escuridão e imundos, ele lançou luz sobre nós e nos limpou; éramos incrédulos e ele nos convenceu de que Jesus é o Filho de Deus enviado para nos salvar. Assim, é necessário que entreguemos a nossa vida a Cristo de todo o nosso coração.

E depois? Temos que desenvolver um relacionamento com ele. Lembre-se que há pessoas que, apesar de morarem na mesma casa, se relacionam muito pouco. Não é à toa que a Palavra de Deus nos alerta sobre o enchimento do Espírito Santo e sobre a possibilidade de entristecê-lo. Ou seja, a maneira como vivemos e nos relacionamos com ele pode nos tornar mais próximos ou mais distantes.

Lembre-se: há um rio de água viva que jorra dentro de você! (Jo 7.38). Beba desta água!

Pr. Iury Guerhardt · Pastor Auxiliar