Celebrando o Reino de Deus
O POVO DE DEUS, UMA GRANDE NAÇÃO
“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gn 12.2)
Você quer saber o que será da sua vida no futuro? Temos uma tendência enorme de viver no futuro, fazemos isso quando sonhamos, traçamos planos, gastamos tempo imaginando e até orando a Deus por coisas que ainda acontecerão. Dependendo do que ocupa a nossa mente e emoções quanto ao futuro, experimentamos até algo negativo, que é a ansiedade crônica.
Mas, pense comigo: é possível para o ser humano determinar o seu futuro? Penso que não. Podemos elaborar uma ideia do que queremos ser e onde queremos chegar, mas é certo que, ao longo da vida, enfrentaremos inúmeras variáveis que vão alterar completamente o futuro que havíamos projetado em nossa mente.
Há pessoas bem-sucedidas na história que, no passado, jamais imaginaram que poderiam chegar tão longe. Talvez você seja uma dessas pessoas que olham com gratidão para trás e percebem que a sua vida foi extremamente abençoada por Deus.
Nós não podemos prever e nem determinar o futuro. Mas Deus pode não só prever, mas garantir o futuro. O versículo acima foi uma conversa de Deus com Abrão. Ele já era idoso (75 anos), não tinha filhos, mas acreditou que quem estava prometendo era muito maior do que ele. E, por isso, obedeceu a Deus, deixou toda a sua vida em Harã para trás e seguiu pelo caminho que o Senhor o mostrou. Para resumir, ele e sua esposa por vezes acharam a promessa de Deus estranha e até impossível, mas provaram de um grande milagre, pois tiveram um filho e deram-lhe o nome de Isaque.
Assim, Deus deu início ao cumprimento de sua promessa. Hoje não temos dúvidas, o povo de Deus, que teve início em Abraão, é enorme. Se olharmos para os que se denominam cristãos, são mais de 2 bilhões. Mas estamos falando de uma estatística de nosso tempo. E outros inúmeros servos de Deus que já dormiram no Senhor.
Se você entregou a sua vida a Cristo, tornou-se cumprimento da promessa de Deus a Abraão, pois todos os que nasceram de novo em Cristo são chamados filhos de Abraão, pois ele é o pai da fé. Você se lembra do que Jesus disse depois que Zaqueu resolveu distribuir parte dos seus bens aos pobres e devolver com correção aos que ele havia prejudicado? Jesus disse: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lc 19.9).
Mas vamos voltar à primeira pergunta deste texto: você gostaria de saber sobre o seu futuro? Ao falar sobre futuro, a Bíblia ultrapassa a barreira da morte e fala sobre vida eterna. Há dois destinos possíveis: céu ou inferno, veja:
“Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus.” (Jo 3.17-18 – KJA)
Creia em Jesus e fale de Jesus para que outros creiam e tenham a vida eterna!
Mas, o versículo 2 de Gênesis 12, também registra: “Sê tu uma bênção”. Quais são os seus planos para o futuro? Uma coisa é certa, Deus quer que você seja uma bênção. O povo de Deus nasceu para abençoar. Deus tem propósitos específicos para a sua vida. Então, sobre o futuro, que tal você perguntar a Deus, ouvi-lo e obedecê-lo? Recorra a Deus em oração, ele guiará e usará você para abençoar, pois, em Cristo, provamos e levamos a presença de Deus, como está escrito:
“Em verdade, em verdade vos asseguro: Quem receber aquele que Eu enviar, estará me recebendo e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Jo 13.20)
Pr. Iury Guerhardt · Pastor Auxiliar