CONFESSE OS SEUS PECADOS
CANCELE SUAS DÍVIDAS
Quando o assunto é dívida financeira, muitas pessoas estão atrás de soluções mágicas para resolver os seus problemas. O acúmulo de dívidas acontece quando damos pouca importância à realidade que estamos vivendo e, quando percebemos, estamos com uma conta maior do que a capacidade de pagar. É verdade que algumas dívidas podem vir de prejuízos inesperados, como doenças, crises financeiras globais ou, quem sabe, uma herança negativa. Para quitar dívidas financeiras há dois caminhos: primeiro, ganhar mais e gastar menos; e, segundo, ter suas dívidas perdoadas pela bondade do credor.
A Bíblia afirma que temos uma herança negativa e, por causa dela, cometemos mais erros que aumentam a nossa dívida. Esta herança é o pecado original, ou seja, aquela desobediência de Adão, que por ser representante da raça humana, teve consequências sobre toda a humanidade. Logo, temos uma predisposição negativa e por causa desta herança somos inclinados ao mal e a cometer mais pecados.
Se dívidas financeiras podem virar uma bola de neve, mal podemos mensurar o que os nossos pecados podem fazer conosco. Pecados acumulados nos afastam do nosso Criador e ofuscam a sua imagem em nós. Quando fomos criados, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, isso significa que temos qualidades e características divinas em nosso DNA, mas por causa do pecado, este DNA foi corrompido e somos agora inclinados ao mal.
O pecado original (de Adão) que coloca todas as pessoas na condição de condenadas (ou seja, irão para o inferno), é perdoado quando alguém se rende a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida (Jo 3.16). Mas mesmo depois de convertidos, precisamos continuar lutando contra o pecado, pois a prática do pecado nos distancia de Deus e nos torna cada dia mais insensíveis à nossa miséria espiritual.
Para termos as nossas dívidas canceladas e termos vitória sobre o pecado, a Bíblia ordena que tenhamos a prática da confissão de pecados a Deus, em primeiro lugar e, depois, a um irmão na fé que poderá nos ajudar a carregar o nosso fardo. Os dois versículos abaixo confirmam isso:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 Jo 1.9)
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5.16)
Por meio da confissão a Deus, temos os nossos pecados perdoados e recebemos a justiça de Cristo. Por meio da confissão de pecados a um irmão, temos ajuda em nossas lutas e a oportunidade de sermos curados do domínio do pecado.
Cancele as suas dívidas, confesse os seus pecados.
Pr. Iury Guerhardt ∙ Pastor Auxiliar