Menu

Pr. Jeremias

A IGREJA AVANÇARÁ PORQUE O SENHOR A IMPULSIONA

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (I Sm 7.12)

A prática de colocar pedras para comemorar acontecimentos importantes faz parte da cultura dos hebreus desde o tempo em que Jacó ergueu um memorial em Betel (Gn 28.18-22 / 35.1-15).

O livro de Josué, que nos motiva a pensar sempre que o Reino de Deus seguirá a conquista, nos ilustra com vários exemplos este costume dos israelitas.

Por várias vezes pedras são colocadas para marcar e celebrar acontecimentos: doze pedras no meio do Rio Jordão (Js 4.9) e outras doze na margem ocidental em Gilgal, a fim de marcar o local onde as águas se abriram e Israel atravessou para a terra prometida (Js 4.1-8). Um montão de pedras no vale Acor servia para lembrar aos israelitas a desobediência de Acã (Js 7.24-26). E outro montão de pedras marca o lugar onde o rei de Ai havia sido sepultado (Js 8.29).

Ainda outro conjunto de pedras encontrava-se na caverna de Maquedá para marcar o lugar onde cinco reis haviam sido derrotados e mortos (Js 10.15-27). Antes de sua morte, Josué ergueu uma grande pedra para servir de testemunho e lembrar aos israelitas do voto que haviam feito de servir e de obedecer somente ao Senhor (Js 24.26-28). A Pedra que Samuel colocou para celebrar aquela vitória contra os filisteus era uma lembrança para os israelitas que Deus os havia ajudado e continuaria a ajudá-los se confiassem nele e guardassem a aliança (W. W. Wiersbe).

”Até aqui nos ajudou o Senhor”

Há um grande encorajamento para a nossa vida e igreja. Podemos afirmar que a igreja terá um segundo semestre vitorioso porque temos a companhia do Deus Todo Poderoso, manifestado em Cristo Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Se o Senhor é por nós, quem será contra nós? Ele nos tem dado uma história de conquistas, uma história maravilhosa de avanços, bênçãos com medida e bênçãos que não conseguimos medir. Se olhamos apenas nosso passado recente, apenas o primeiro semestre deste ano do Jubileu, 2019, temos muito, muito, muito o que agradecer e celebrar.

Com lábios cheios de alegria, podemos contar e cantar o que o Senhor tem feito por nós:

“Conta as bênçãos! Dize quantas são

Recebidas da divina mão!

Vem dizê-las, todas de uma vez

E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”

Temos passado pelo fogo, passamos pelas tempestades, enfrentamos as enchentes e dias de angústias, mas o Senhor vitorioso tem nos trazido a um lugar seguro e de descanso: sua inconfundível presença e seu refúgio forte. Aleluia!

“O fundador da Missão para o interior da China, J. Hudson Taylor, costumava pendurar em todas as casas onde morava uma placa que dizia ‘Ebenézer – Jeová Jiré’. Juntas essas palavras em hebraico significavam: ‘Até aqui nos ajudou o Senhor e nos ajudará daqui em diante’.” (W. W. Wiersbe – Comentário Samuel).

Que grande estímulo para nossa fé, serviço, perseverança para edificação dos irmãos e para a evangelização e missões aos povos não alcançados.

Encaremos as novas oportunidades e os novos desafios do segundo semestre de 2019 com a certeza que aquele que nos guiou até aqui é fiel e ele prometeu que estará conosco até a consumação dos séculos.

Avante, Oitava! Há muito para conquistar para o Reino de Cristo.

Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular