A PROVA DO AMOR DE DEUS
Muitos falam de amor e até dão seus discursos sobre essa palavrinha tão especial. Contudo, nem todos conhecem o verdadeiro amor, o amor que vem de Deus e que é Deus. Se sabemos alguma coisa sobre o amor e se temos a capacidade de amar alguém é porque herdamos do Soberano essa dádiva. O Espírito Santo, por meio do apóstolo João, nos manda amar uns aos outros, porque o amor procede de Deus (1 Jo 4.7).
Embora possamos afirmar que amamos alguém próximo a nós, como pai, mãe, irmãos ou amigos, ninguém ama como Deus ama. A Escritura diz que “…Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
A Bíblia diz que o amor de Deus se manifestou em nós, em haver Deus enviado o seu Filho ao mundo, para vivermos por meio dele (1 Jo 4.9). O amor do Eterno é verdadeiramente perfeito e incondicional, pois não há nada que possamos fazer para aumentar ou diminuir o amor do Senhor por nós. Ele nos ama não pelo que fazemos ou falamos, mas por sua bondade e graça. Deus não vai te amar a partir de algum momento em que você mudar, ele te ama hoje e te chama para um relacionamento com ele. Ele te chama ao arrependimento, à santificação, a uma vida mais perto dele, guiada por sua Palavra e pelo seu Espírito.
O Espírito Santo nos ensina em sua Palavra que Deus nos amou primeiro ao ponto de enviar o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados, e, se Deus de tal maneira nos amou, nós também devemos amar uns aos outros (1 Jo 4.10). Você tem o mandamento para amar o seu irmão, isso não é uma opção, é uma ordem do Eterno. O Senhor Jesus resumiu a Lei em dois grandes mandamentos: “Amar a Deus de todo o coração” e “amar ao próximo como a si mesmo”. Deus sempre estará com você e quanto a isso não há dúvidas, mas o seu próximo pode variar constantemente. Você tem que amar os amigos, os inimigos, os de pé e os caídos, os perfumados e os malcheirosos, os salvos e os perdidos, os que ajudam e os que atrapalham.
Se a maior demonstração do amor de Deus foi enviar o seu Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, experimentaremos mais vividamente a expressão deste amor quando transmitirmos aos homens a mensagem salvadora e acolhedora do Evangelho.
Pr. Eloízio Coelho ∙ Pastor Auxiliar