Menu

Pr. Jeremias

QUAL O SEGREDO DA IGREJA EM ATOS DOS APÓSTOLOS?

“Quando lemos a história da igreja no livro dos Atos dos Apóstolos, ficamos imaginando como puderam aqueles cristãos primitivos viver uma vida tão poderosa sem que tivessem todas as possibilidades que dispomos hoje. Nós temos a história, os fatos, as informações verídicas e fidedignas. Eles nada possuíam que pudessem estabelecer um critério de fé. Entretanto, mesmo conhecendo apenas uma parte da revelação de Deus, e não possuindo o conteúdo histórico e factual que nos pertence, eles demonstraram uma fé e determinação extraordinárias e conseguiram abalar o mundo. O que possuíam eles que não possuímos?! Qual o segredo e a razão do seu poder?!

  1. Em primeiro lugar, eles acreditavam dormente na Palavra do Senhor que, em seus dias, era o Velho Testamento. No primeiro sermão de Pedro (Atos 2), 70% são citações dos profetas, mostrando que Deus estava cumprindo suas promessas, no que se referia ao Messias. Os cristãos primitivos acreditavam e obedeciam a Palavra de Deus. Uma coisa é ter o que Deus diz na retentiva, somente; outra é procurar cumpri-la e guardá-la na prática cotidiana. Se não dermos lugar ao que Deus nos diz, confiadamente e sem reservas, não poderemos ter poder em nossa vida espiritual.
  2. Eles acreditavam num Cristo presente e atuante na igreja. Cristo era o centro de toda atividade em suas vidas. Felizmente não havia a burocracia que existe hoje. Mas havia gratidão, amor, consagração, espírito fraterno e perdão. Jesus era amado e obedecido.Toda Glória era dele. Tudo se fazia e tudo se sofria por amor a ele. Por isso a igreja tinha maravilhoso poder.
  3. E em último lugar, o Espírito Santo estava presente, inspirando, ensinando e orientando a igreja. Quantas vezes o Espírito do Senhor foge de “nossas programações”, por não consultar com sua sábia orientação as nossas conveniências. Devemos estabelecer planos de trabalho sem nenhuma dúvida, mas também não devemos “enquadrar” o Espírito de Deus em nossas pecaminosas pretensões. Os cristãos primitivos davam ao Espírito de Deus tempo, oportunidade e lugar. Por isso eram poderosos.

Qual o segredo da igreja em Atos?! A explicação, irmãos, aí está. Vamos segui-la de perto. Se cremos em um mesmo Salvador, se aceitamos a mesma Palavra e se somos submissos ao mesmo Espírito, então haveremos de ter o mesmo poder. Amém. E que o Senhor faça conosco. Rev. Wilson de Souza.”

Esta mensagem transcrita acima foi publicada no boletim da igreja em 01/05/1977, quando a Oitava Igreja completaria seu oitavo ano. Esta mensagem impactou meu coração. Compartilho para honrar nosso Pastor Wilson de Souza e na expectativa de que ela inunde de fervor o coração da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte ao entrar no mês do seu Jubileu de Ouro, 50 anos, maio de 2019. Rev. Wilson de Souza foi pastor titular da igreja de 1977 a 1987. Em 1977, a igreja tinha menos de 100 membros. Eleito pastor emérito em 1988, faleceu aos 70 anos, no dia 31/12/1989. Foi um grande pastor de almas, um avivalista e fervoroso pregador evangelista.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular