Menu

Estudos e artigos

Sabedoria e Vida

Viver a vida com sabedoria. Que coisa preciosa! Como é bom estar perto de pessoas sábias, que sabem o que falar e tomar as decisões na vida de forma acertada. Nesse mundo caótico em que vivemos, a sabedoria tem alto valor.

A Epístola de Tiago é um tratado sobre a sabedoria e de como obtê-la. Ele usa o formato do livro de Provérbios, do Antigo Testamento, para trabalhar as ideias do Sermão do Monte, do evangelho de Mateus. Sua intenção é fazer com que os irmãos na fé permaneçam íntegros, inteiros, mesmo debaixo da crescente pressão que sofriam no Império Romano. Para isso, ele faz algumas declarações:

As provações da vida são instrumentos de Deus para nos levar a uma vida íntegra.

Tiago começa exortando a igreja: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tg 1.2-4).

Só podemos encarar a provação com alegria quando entendemos que ela está nos levando para uma posição bem melhor do que estamos. A vida tranquila e fácil não exige nada de nós, não nos estica, não provoca crescimento. Pelo contrário, ela atrofia a mente e a alma. Quando estamos debaixo de provação ficamos alertas, buscamos a Deus, nos importamos com os que estão à nossa volta, nos unimos, oramos e choramos juntos. Vencida uma provação, saímos fortalecidos, unidos, encorajados e cheios de fé.

Para caminhar rumo a essa integridade, precisamos de sabedoria, mas basta pedir a Deus.

Tiago prossegue orientando seus irmãos: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento” (Tg 1.5-6).

Ao colocar o conteúdo do Sermão do Monte, do Evangelho de Mateus, no formato de Provérbios, Tiago nos ajuda a encarar o ensino de Jesus de forma bem prática, com problemas do dia a dia. Sempre tomar as decisões certas não é algo fácil, e ele sabe bem disso. Deus é a nossa provisão da verdadeira sabedoria. Você sente que não tem o suficiente? Peça-a a Deus, que não só a tem para fornecer como está desejoso de fornecê-la, e com liberalidade!

O resultado final de uma vida com sabedoria não é uma existência tranquila, mas uma vida íntegra, perfeita, sem faltar nada.

No meio das provações, sofremos tentações, mas Deus derrama Sua graça.

A vida é um balanço e se não estivermos firmes, a pressão só aumenta. Seja na riqueza ou na pobreza, na provação ou na tentação. Tiago afirma que no meio das provações somos também tentados a buscar o atalho, o “jeitinho”, a saída pela porta dos fundos. É nesse momento que a provação pode se tornar um pecado. No entanto, Deus provê livramento, pois “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou” (Tg 1.17-18). No meio das lutas, somos tratados por Deus como filhos amados, e nisso temos confiança, pois Ele é fiel.

Fuja do grande perigo da religião: ficar com o cristianismo só na teoria.

Tiago, nesse primeiro bloco de sua epístola, termina por nos exortar a uma vida de prática cristã, e não apenas teórica: “Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” (Tg 1.25-27).

Ao colocar a máxima de Jesus encontrada em Mateus 22.37-40 em um formato bem prático, Tiago nos mostra como essa vida cristã é para o dia a dia e não apenas para os cultos de domingo.

Ao longo do mês de abril caminharemos pela Epístola de Tiago na Campanha Sabedoria e Vida. Busque um GCOI ou GP perto de sua casa para integrar-se, estudar os temas e ser edificado(a).

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha · Pastor Auxiliar