Celebrando a vitória na cruz – Por que Cristo morreu?
Para muitos cristãos parece estranho comemorar a morte de Jesus na cruz. A imagem de Jesus crucificado, com seu corpo coberto de sangue, a coroa de espinhos em sua cabeça e seu corpo traspassado por uma lança e por cravos, não nos remete à imagem do herói clássico.
Para muitos, a imagem da Cruz ainda é uma imagem triste, de sofrimento e de derrota. Não existe visão mais errada do que essa. A morte de Jesus na cruz representa a vitória sobre a morte e sobre o pecado. Foi o golpe final de Jesus. Foi um ato de amor.
A história de Jesus homem começa na manjedoura, passa pela cruz, mas não termina na cruz. Jesus ressuscitou. Ele vive. Ao terceiro dia Jesus ressuscitou. A morte não o deteve. Jesus a venceu.
O pecado entrou no mundo pela ação de um único homem: Adão. O pecado foi vencido pelo sacrifício de um único homem: Jesus. Este é o significado da morte do Messias. Este é o preço que foi pago pelos nossos pecados. Somos salvos pela graça, mas isso não foi de graça, o preço foi altíssimo.
Gostaria de fazer algumas considerações sobre a morte de Jesus na cruz:
- Temos que olhar para a crucificação como um ato de vitória, de um Rei que se entrega, mas que tem todo o controle da história em suas mãos.
- Temos que olhar para a cruz e saber que o que levou Jesus até lá foram os nossos pecados.
- Temos que olhar para a cruz e saber que o que levou Jesus até lá foi o seu amor por cada um de nós.
- Temos que olhar para a cruz com olhos de gratidão.
- Temos que olhar para a cruz com arrependimento.
- Temos que olhar para a cruz com o desejo de nos tornar crentes melhores.
- Temos que olhar para a cruz e saber que Jesus ressuscitou.
- Temos que olhar para a cruz e saber que ela representa a nossa vitória.
- Temos que saber que a cruz é uma prova de amor.
- Temos que nos lembrar quem estava naquela cruz.
Parece ser tão simples, tão fácil de entender. Mas na verdade, a doutrina da salvação é a doutrina que nos diferencia em muitos sentidos de outras religiões que se dizem cristãs. A morte de Jesus só faz sentido se ela for salvífica. A cruz carrega muitos significados e, por isso, quando participamos da Ceia do Senhor, participamos do Pão e do Vinho, que representam o corpo e o sangue de Jesus.
Por esses motivos, porque entendemos o sentido de vitória que a cruz representa, é que podemos olhar para ela e celebrarmos.
É por isso que a Oitava Igreja, em muitos lugares, é conhecida como a igreja da cruz. Temos em nossa fachada uma grande cruz de vidro que fica iluminada todas as noites. Aquela cruz diz: Jesus reina neste lugar.
Pr. Eduardo Borges · Pastor Auxiliar