ELEIÇÕES 2018
A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte reconhece a vocação política como uma vocação legítima, ao lado das outras muitas vocações que os seguidores de Cristo manifestam, dentro do chamado geral de cada crente para glorificar a Cristo, ser sal da terra, luz do mundo, e expandir o reino de Deus. Tristemente, vemos políticos sendo tratados em nosso país como sinônimos de corruptos, mas aqueles crentes que abraçam a vocação política devem fazer diferença. São alvos da oração da igreja, a comunidade da fé.
A Oitava Igreja, como comunidade suprapartidária, não tem candidato oficial a qualquer cargo político, mas continua comprometida no processo de formação e preparação de seus membros para o exercício de boa cidadania.
A Oitava Igreja afirma que votar é um ato pessoal e intransferível. Recomenda que seus membros votem! Orienta sua membresia para que não anule seu voto nem vote em branco. Ao votar, deve analisar se o seu candidato é ficha limpa, se está comprometido com o combate à corrupção no país, se tem compromisso com o sistema democrático e se é defensor ou defensora de valores cristãos.
A Oitava reconhece que todo membro da igreja é também pessoa cidadã, sendo ela líder ou não. E, portanto, pode e deve participar ativamente da política brasileira, mantendo sempre a fraternidade, o respeito e a consideração pelos que divergem, pois nossa unidade em Cristo está muito além de cores partidárias.
Recomenda-se aos irmãos, no caso, que nas manifestações do seu engajamento político, nos debates pessoais, nas redes sociais ou em qualquer fórum, nunca se esqueça de que o Senhor nos ordena a tratar a todos com amor, respeito e honra, mesmo quando há diferentes e antagônicas opiniões.
O rol de membros é para uso ministerial e de cuidado com sua membresia. Assim, a Oitava Igreja não doa, não empresta ou vende seu rol de membros a qualquer candidato ou partido político.
A Oitava Igreja orienta e recomenda que seus líderes e membros não cessem de orar fervorosamente pelo Brasil, pelas eleições federais e estaduais e pelo avanço da pregação do evangelho de Cristo em nossa pátria. Devem, qualquer que seja o político envolvido, denunciar o erro, a corrupção e outros comportamentos contrários à legislação. Orienta que devemos reconhecer quando o governo promove a justiça social e os bons valores éticos e morais; e condenar quando erra ou não vive esses mesmos valores. Devem acatar quando acerta; discordar e, se necessário, desobedecer quando as leis estabelecidas declaradamente afrontam a Palavra de Deus. A Oitava, como parte da Igreja de Cristo, defende que a justiça e a verdade estejam patentes em todos os níveis e segmentos do governo.
Membros candidatos
Neste ano, o Conselho da Oitava Igreja recebeu comunicado oficial de pelo menos três membros que concorrem como candidatos a Deputado Estadual e Federal.
O Conselho, até o momento, não tem conhecimento de nada que desabone a vida e a conduta deles como membros. Antes, os têm em grande consideração e respeito, como irmãos que têm cooperado na vida desta comunidade cristã. Cada um dos irmãos candidatos deve ser alvo da oração da igreja e, também, motivo de apreciação, conhecimento do programa de candidatura e propostas políticas, quando você estiver definindo em quem votar.
O Conselho da Igreja não autoriza nenhum tipo de panfletagem nas dependências da Oitava e entende que nas imediações da igreja isso fica a critério do bom senso e da escolha de cada candidato. Solicita que nas escadarias e entradas da igreja seja evitada a panfletagem e abordagem dos irmãos e visitantes. O púlpito da igreja, o boletim dominical, a revista mensal, a página oficial da Oitava (oitavaigreja.org.br) e as redes sociais oficiais: Facebook (oitavaipbh) e Instagram: (oitavaigreja), comunicarão em ocasiões que o Conselho julgar oportunas, orientações e decisões relativas às eleições de 2018.
Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular